Promoção e preços baixos são tentadores não é mesmo consumidor? Para que a Black Friday não se torne uma ‘dor de cabeça’, a Folha do Mate conversou com o coordenador do Procon de Venâncio Aires, Eneias Peiter, que repassou dicas importantes para a data de promoções chamada de ‘metade do dobro do preço’.
Mesmo não comprovado que o valor seja elevado antes da promoção, Peiter explica que é importante que se realize uma pesquisa sobre o produto desejado antes da campanha. “Não se deve comprar nada por impulso, comprando sempre apenas o necessário”, diz.
Na compra em lojas físicas, o coordenador local, destaca que é importante pedir para testar a aquisição na loja, se for possível. “Afinal, o direito de arrependimento do Código do Consumidor é válido, principalmente, para compras fora do estabelecimento comercial”, lembra.
LEIA MAIS: Black Friday movimenta comércio hoje e amanhã
De acordo com Peiter, o número de reclamações após essas datas importantes para o comércio, assim como o Natal, cresce, principalmente, nas compras em lojas físicas. “No último ano tivemos pouquíssimas reclamações relacionadas às lojas virtuais”, comenta.
Quanto as compras feitas em plataformas onlines, o coordenador do órgão explica que é importante prestar atenção nos sites em que as compras estão sendo realizadas.