Com informações de AI Unisc.
O livro Jornalismo-laboratório: televisão (Edunisc, 2015) será lançado no dia 14 de novembro, às 16h, no pavilhão de autógrafos da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. A obra, organizada pelos professores Demétrio de Azeredo Soster (Unisc) e Mirna Tonus (UFU), como o título sugere, discute e registra o estado da arte da produção laboratorial em telejornalismo no Brasil. “Buscamos suprir uma carência, em termos de pesquisa, extensão e sala de aula, de livros voltados especificamente à prática do telejornalismo em sala de aula”, salienta o professor Demétrio.
A obra é dividida em duas partes, em um total de 16 capítulos. Na primeira, intitulada Perspectivas reflexivas, seis capítulos – entre estes o de Fabiana Piccinin, professora de telejornalismo do Departamento de Comunicação Social da Unisc, discutem a prática laboratorial em jornalismo de televisão a partir de contornos teóricos. Já na segunda – Práticas acadêmicas em processo, total de dez capítulos, encontram-se registros e reflexões sobre o que está sendo realizado em termos de jornalismo laboratorial em universidades do Brasil inteiro. O preço de capa do Jornalismo-laboratório: televisão é R$ 55.
Sobre o referido livro, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Antonio Brasil, salienta, no prefácio, que “estes artigos certamente contribuem para pensarmos e criarmos novos laboratórios para o jornalismo televisual, e para a vida, que reflita sobre o passado, pratique o presente e indique os caminhos possíveis rumo ao futuro”.
Esse é o terceiro livro da série jornalismo-laboratório organizado pelos professores Demétrio de Azeredo Soster (Unisc) e Mirna Tonus (UFU) e publicados pela Edunisc. O primeiro, em 2013, foi Jornalismo-laboratório: impressos, e o segundo, no ano passado, teve como título Jornalismo-laboratório: rádio. O próximo número, para 2016, será sobre jornalismo-laboratório na web.
O distribuidor do Jornalismo-laboratório: televisão é a Livraria Campus. Contatos pelo e-mail [email protected] ou pelos fones (51) 3717-7432 e 3717-7433.