A docente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), venâncio-airense Patrícia Fernanda da Silva, foi contemplada para uma missão de curta duração na Universidade de Aveiro, em Portugal, entre 2 e 12 de março.
A viagem tem como objetivo promover interações acadêmico-científicas com grupos de excelência de países estratégicos, visando o aumento da internacionalização da pós-graduação da UFRGS, a partir do estímulo ao desenvolvimento de pesquisas em conjunto, discussão sobre convênios, parcerias acadêmico-científicas, estabelecimento, fortalecimento e prospecção de redes de cooperação, visando o intercâmbio de alunos de doutorandos da UFRGS e da Universidade de Aveiro.
“Já estou em contato com os pesquisadores e desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao grupo em projetos voltados a Sistemas Interativos para aprendizagem por computador para o ensino de Matemática e de uso das ferramentas visuais por blocos desde janeiro de 2023, por meio de reuniões on-line, discutimos alternativas que visam melhorar a aprendizagem dos alunos em Matemática, especificamente em disciplinas de Cálculo”, explica Patrícia.
Expectativa
Segundo ela, a expectativa é alta, pois a Europa tem sido uma referência no uso das tecnologias na área educacional, principalmente quando se buscam alternativas para o desenvolvimento de competências digitais e formação de professores. “Usamos como base, frameworks desenvolvidos pelo Joint Research Centre, usado na Comunidade Europeia e assim tentamos fomentar a inovação no campo educacional”, explica.
Ao estar em contato com os pesquisadores da Universidade de Aveiro, Patrícia espera aprender ainda mais. “Almejo que o Sistema Interativo que estamos desenvolvendo possa auxiliar alunos de Portugal e do Brasil em seus estudos, dirimindo dificuldades encontradas em Cálculo, fazendo com que a Matemática seja vista com um outro olhar.”
Sobre Patrícia Fernanda da Silva
• Cursou o Ensino Fundamental no Colégio Oliveira, Médio no Colégio Bom Jesus Aparecida e fez graduação e mestrado na Universidade do Vale do Taquari (Univates).
• Fez doutorado na UFRGS e foi morar em Curitiba, voltou para morar em Porto Alegre e fazer pós-doutorado na UFRGS, passou em um concurso público na universidade com dedicação exclusiva e se mudou, definitivamente, para a capital gaúcha.