Para os membros do magistério e demais servidores em exercício nas escolas estaduais, a semana tem sido de estudo e reflexão. Trata-se da Jornada Pedagógica, que consiste em atividades de formação continuada, numa carga horária de 40h. Parte dessa qualificação deu-se por meio de palestras promovidas pela Faculdade Dom Alberto junto ao auditório do Colégio Professor Oliveira de Castilhos na segunda e terça-feira, dias 20 e 21. Foram cerca de 250 participantes oriundos de 25 escolas estaduais de Venâncio Aires.

Como explicou a coordenadora regional de cursos de formação continuada da Faculdade Dom Alberto, Ieda Bianchini, essa foi a quinta vez que houve essa parceria com a instituição de ensino para a promoção desses encontros temáticos, que tiveram o objetivo de repensar a prática educativa por meio de questões que emergem no contexto escolar. Nos encontros estiveram em discussão questões como as dificuldades de aprendizagem, a ética nos discursos escolares, qualidade de vida, stress e relacionamento humano.

Ontem, por exemplo, a pedagoga Cristina Barbosa discutiu a temática ‘Pedagogia do Waldorf: Aprender e aprimorar o ser; crescer, amadurecer e envelhecer’. Ela afirmou que o fazer educação precisa ajudar o ser a reconhecer as suas potencialidades e sair ao mundo com respeito consigo e todo o entorno.

Foto: Alan Faleiro / Folha do MateNa tarde de ontem, Cristina Barbosa falou sobre aprimorar o crescer, amadurecer e envelhecer
Na tarde de ontem, Cristina Barbosa falou sobre aprimorar o crescer, amadurecer e envelhecer