O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS) realiza assembleia geral de professores da educação básica em Venâncio Aires na terça-feira, 1º de março, às 18h, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores do Fumo, Alimentação e Afins (Rua Coronel Agra, 1.682 – Centro). Na pauta, a definição de reivindicações da negociação coletiva 2016.

O Sinpro/RS está realizando de 29 de fevereiro a 7 de março assembleias em 26 cidades em todo o estado, nas quais os professores definirão a pauta de reivindicações salariais de 2016. A assembleia regionalizada é o ponto de partida da Campanha Salarial e do processo de negociação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), da Educação Básica e da Educação Superior, com o Sinepe/RS. As negociações entre Sinpro/RS e o sindicato patronal (Sinepe/RS) começam na primeira quinzena de março.

Ao todo serão 45 encontros divididos por níveis, Educação Básica e Educação Superior, uma vez que as negociações são realizadas em câmaras distintas. Estarão em discussão o reajuste salarial, trabalho extraclasse, equiparação salarial do ensino fundamental, entre outras questões.

MENSALIDADES

Anualmente, o Sinpro/RS monitora o reajuste das mensalidades praticado pelas instituições de ensino. Em 2016, o reajuste médio das mensalidades na Educação Básica está em 11,15% e, na Educação Superior, em 10,44%. O ensino privado do Rio Grande do Sul, de acordo com o Sinepe/RS, conta com aproximadamente 28.749 professores, que atuam na educação básica e educação superior em 931 instituições de ensino.