Aos 13 anos, Roni começou a trajetória na Folha do Mate. Nos primeiros anos, fazia o encarte e entregava jornal de bicicleta, pela manhã, e estudava no período da tarde. Trabalhou um período em uma gráfica e, depois de um período, voltou para o jornal. Com o passar dos anos, começou a ganhar outras funções, como cobrança e atendimento no xerox, até surgir a oportunidade de integrar a equipe da Redação.
Na época, em máquinas de escrever, ele escrevia notas de times de veteranos e, aos poucos, passou a cobrir os jogos e eventos esportivos de maneira geral. Há mais de 20 anos, é responsável pela editoria de esportes. Passou pelas mudanças da máquina de escrever para o computador e tantas outras, com o avanço da tecnologia. “Essa adaptação às mudanças foi o maior desafio. Hoje o dia a dia é muito mais fácil e ao mesmo tempo instantâneo”, avalia.
Roni acompanhou muitas vitórias e derrotas em campeonatos locais e regionais de diferentes modalidades. Entre as conquistas, destaca a de 2017 da Assoeva, quando o time alcançou a primeira colocação na Liga Gaúcha de Futsal, em Erechim, um título inédito.
Desde 2019, além do jornal, participa das transmissões esportivas do Olé Futebol Clube, da Rádio Terra FM. Membro da Federação de Futsal desde 2004, é árbitro desde 1995, atividade por meio da qual conheceu muitas pessoas ao longo dos anos.
Nas horas vagas, gosta de mexer na horta, cuidar do pátio e curtir momentos com a família. Casado com Rosilene Müller há 31 anos, que é publicitária e por 22 anos trabalhou na Folha do Mate, é pai de Luís Felipe, 30.