O programa Mais Alfabetização, do Governo Federal, será novamente aplicado em Venâncio Aires. A primeira experiência aconteceu em 2018, quando 12 escolas da rede municipal contaram com auxiliares de alfabetização em turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Para este ano, ao menos 15 escolas devem ser contempladas. A secretária municipal de Educação, Joice Battisti Gassen, diz que a expectativa é repetir a boa experiência do ano passado. “Esses profissionais são importantes para ajudar o professor na hora de ensinar a ler e escrever, com o planejamento das aulas e uma intervenção direta com o aluno.”
Joice destaca ainda que o trabalho é registrado no site do Ministério da Educação. “Com esse mapeamento, é possível identificar as habilidades do aluno que precisam ser melhoradas e as dificuldades de cada escola.”
A repetição do programa também segue as diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que mudou o ciclo de alfabetização. A partir de 2019, o objetivo é que os estudantes saibam ler e escrever até o fim do 2º ano do ensino fundamental.
INSCRIÇÕES
O programa Mais Alfabetização será implementado em escolas municipais onde há turmas de 1º e 2º anos com mais de 10 alunos em cada. O assistente de professor poderá trabalhar por até cinco horas por semana em cada turma.
Estudantes, graduados em Pedagogia ou outros cursos de licenciatura podem se candidatar. As inscrições deverão ser feitas na Secretaria de Educação de Venâncio Aires, entre os dias 29 de abril e 6 de maio. Cada selecionado receberá uma bolsa de R$ 150 por cinco horas. “O recurso do programa é repassado diretamente às escolas para fazer o pagamento dos profissionais”, explica Joice Gassen, se referindo ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).