Neste domingo, 1º de agosto, o programa Terra em Uma Hora, transmitido pela Rádio Terra FM em parceria com a Folha do Mate, completa dois anos. O programa jornalístico se consolidou na hora do almoço dos ouvintes que, de segunda a sexta-feira, podem acompanhar a transmissão ao vivo pelo rádio e também em vídeo, no Facebook.
Criado, originalmente, com o nome Terra em Meia Hora, o programa ganhou apreço da comunidade e dos anunciantes, o que levou a dobrar o seu tempo de duração para uma hora, das 12h às 13h, contemplando os principais fatos do dia, entrevistas, previsão do tempo, os destaques da polícia e a cobertura esportiva do projeto Olé Futebol Clube. Com isso, nos últimos meses também ocorreu a mudança do nome do programa, que passou a ser chamar Terra em Uma Hora.
A decisão de ampliar o tempo de duração ocorreu no começo da pandemia. Tendo em vista todo o cenário de preocupação com a doença, se identificou a necessidade de aumentar o espaço para estar ainda mais presente com informações e esclarecer fatos à comunidade.
Dinamismo
O programa, desde a estreia em 1º de agosto de 2019, se destaca por alguns diferenciais. Além de contar com transmissão em vídeo, o radiojornal possui um formato dinâmico de apresentação. Ancorado pelo jornalista Carlos Roberto de Oliveira, que tem mais de 46 anos de experiência no rádio, o Terra em Uma Hora conta com a participação diária de jornalistas da Terra FM e da Folha do Mate, que se revezam na bancada do programa para as entrevistas. A equipe ainda conta com jornalistas e comunicadores na produção e gravação de boletins que rodam durante a transmissão. “Concebido para ser uma opção jornalística diferenciada, nosso grande desafio tem sido conciliar em seu formato dinamismo, leveza e bom humor nas pautas, com conteúdo, isenção, apuração criteriosa dos fatos que são notícia. Estamos certos de estarmos vencendo esse propósito e agregando credibilidade ao nosso fazer jornalístico”, destaca o apresentador, que é conhecido como Carlão.
“Entendo que o programa Terra em Uma Hora tem cumprido seu papel de dar voz e vez aos temas relevantes da comunidade local e regional. Nossa luta é continuar assim, acrescentando informação de qualidade na vida de todo cidadão.”
CARLOS ROBERTO DE OLIVEIRA – Apresentador do Terra em Uma Hora
Voz da comunidade
O programa Terra em Uma Hora trouxe um novo conceito de entrevistas para a rádio FM. Dentro desta proposta de inovação, um dos pontos mais importantes é a interatividade com a audiência. Os ouvintes e internautas têm a oportunidade de interagir por meio de mensagens de WhatsApp ou enviando comentários pelas redes sociais. Eventualmente também participam de enquetes virtuais, contribuindo com a análise sobre os temas que são destaque em Venâncio e região.
Segundo o diretor da Terra FM e integrante da bancada do Terra em Uma Hora, Daniel Heck, a proposta da emissora é desenvolver uma programação que mescle o jornalismo, entretenimento e a opinião. “O horário do Terra em Uma Hora está consolidado com um formato que evidencia as informações aqui da região, de forma dinâmica e que valoriza o ouvinte. Para fazer isso contamos com uma equipe de excelentes profissionais, com presença na comunidade”, salienta.
Quem faz o Terra em Uma Hora
• Transmissão: de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h, pela Rádio Terra FM (105.1 FM,) e em vídeo, nas páginas da Terra FM e Folha do Mate, no Facebook.
• Apresentação: Carlos Roberto de Oliveira
• Jornalistas da bancada: Carlos Dickow, Daniel Heck, Juliana Bencke, Letícia Wacholz e Taís Fortes
• Produção: Cristiano Wildner
• Polícia: Alvaro Pegoraro
• Esporte: Ismael Stürmer
• Previsão do tempo: Binho Nunes
Número do WhatsApp para interagir com a Terra FM: 9223-8585