O programa Peso Certo, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, completa dois meses de atividades. Coordenado pelo Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf), um grupo de profissionais formado por uma educadora física, psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista reúne-se todas as quintas-feiras pela manhã com uma turma de usuários do Sistema único de Saúde (SUS). De forma gratuita, eles têm acompanhamento físico e nutricional por seis meses visando à qualidade de vida.
Estes encontros foram motivados após a Secretaria de Saúde detectar que 1.441 indivíduos adultos apresentaram problemas de obesidade ou sobrepeso em 2014. Com início em novembro do ano passado, os encontros acontecem na Academia de Saúde do bairro Gressler. Lá, os usuários, com idade entre 18 a 60 anos passam por exames laboratoriais, avaliações físicas e recebem instruções visando à mudança de hábitos em relação a alimentos e exercícios físicos. Conforme apontou o levantamento, os 15 participantes, somados, perderam 31 quilos em dois meses.
Aos 54 anos, a moradora do bairro Brígida, Reni Alles, diz que está muito satisfeita com os encontros. Aprendeu a mudar alguns hábitos na alimentação e também nos exercícios
físicos. Além de perder três quilos, ela diz que tem se sentido melhor com as novas práticas. Elói José Fischer, 53 anos, diz que soube das atividades do programa pela imprensa e resolveu participar no sentido de aprender a qualidade dos alimentos e colocar em prática no dia a dia. “Não é nem tanto para emagrecer, mas saber sobre o que os alimentos podem nos oferecer para termos saúde”, ressaltou Fischer.
Durante uma das aulas, a nutricionista Fernanda Weber repassou uma lista com várias opções de sucos para que os participantes possam fazer em casa. “Nestes dias de calor, o gengibre e a hortelã servem para ajudar a refrescar. São sucos baratos e fáceis de fazer”, disse Fernanda, reforçando os diversos benefícios nutricionais. A educadora física Eliane Turcatto diz que, passadas as festas de fim de ano, os sucos são uma forma de desintoxicar o organismo, estimulando o metabolismo. “Ninguém ganhou peso durante as festividades de ano-novo e alguns ainda eliminaram alguns quilinhos”, comemora. Como este é um projeto piloto, novas inscrições serão abertas na Secretaria de Saúde para a formação de uma nova turma, prevista para o mês de maio.