Candidatas do concurso da 18ª Fenachim também estarão presentes, apresentando os locais e abordando as histórias dos mesmos. (Divulgação)
Candidatas do concurso da 18ª Fenachim também estarão presentes, apresentando os locais e abordando as histórias dos mesmos. (Divulgação)

No sábado, 27 de setembro, o projeto “Cultura que renova: Pré-Fenachim” promove um passeio turístico gratuito pela Rota do Chimarrão, em Venâncio Aires, das 9h às 17h. A atividade também contará com intervenções artísticas da Cia Armazém. Serão disponibilizadas 80 vagas e as inscrições devem ser realizadas até quinta-feira, 25, pelo WhatsApp (51) 99802-7426 ou presencialmente no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), ao lado da Secretaria de Cultura. Em caso de chuva, o passeio será transferido para 25 de outubro.

O ponto de partida será a Igreja Matriz São Sebastião Mártir. Entre as paradas estão o Jardim Secreto das Suculentas, o Instituto Escola do Chimarrão, a Chácara do Mel, o Sítio da Figueira Centenária e a Casa Paulina. O encerramento do passeio será no Museu de Venâncio Aires.

Durante o trajeto, haverá intervenções teatrais, com personagens que acompanharão todo o trajeto e farão interações com o público. Em um dos pontos de visitação, a Figueira Centenária, haverá uma breve apresentação artística, com foco na história local. Tanto o passeio quanto o transporte são gratuitos, ficando a cargo dos inscritos apenas os custos de lanches e almoço.

No ato da inscrição, será identificada a necessidade de acessibilidade para o público. Caso haja a necessidade, haverá a participação de intérprete de Libras para pessoas com deficiência auditiva no evento.

As candidatas do concurso da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) também estarão presentes, apresentando os locais e abordando as histórias dos mesmos. Entre setembro e novembro, diversas programações integram o processo de escolha das soberanas e preparam o caminho para a 18ª Festa do Chimarrão.

Em 2026, o evento completa 40 anos de história, reafirmando o chimarrão como símbolo de hospitalidade, tradição e identidade do povo gaúcho. A iniciativa “Cultura que renova: Pré-Fenachim” é realizada pela AFENACHIM e conta com financiamento do Pró-Cultura RS e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)