Na próxima segunda-feira, 17, artesãos locais são convidados a conhecer o projeto “Inspiração e Renda, o artesanato está na moda”. Aprovado em junho, na categoria Microprojetos Pessoa Física, de edital do Pró-cultura RS via Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o projeto teve o recurso de R$ 30 mil confirmado no fim de novembro.
A proposta foi idealizada pela coordenadora do Departamento de Turismo de Venâncio Aires, Angélica Diefenthäler. Segundo ela, o principal objetivo é direcionar e inspirar os artesãos do município, para que não apenas se limitem à reprodução.“Nossa proposta, contemplada entre mais de 600 inscritos, visa ressignificar o artesanato, valorizando a mão de obra autoral e preservando a identidade local, técnicas e habilidades de cada participante.”
Para colocar o projeto em prática, o grupo técnico ainda é formado pela designer de moda, Luana Sehn; por Rosane Haeser, que trabalha com artesanato há cerca de 30 anos, e pela professora e historiadora, Maria Zulmira Portella de Moura, responsável pela assessoria histórica e cultural.

INSCRIÇÕESOs interessados devem comparecer na segunda-feira, 17, às 19h, na Associação Amigos do Centro Municipal de Cultura (AACEMUC), na rua 15 de Novembro, junto ao prédio da Uninter. É preciso levar um documento de identidade e três exemplares de trabalhos de sua autoria. Mais informações pelo telefone 9 9730 3139.
Serão disponibilizadas até 40 vagas para artesãos que conheçam técnicas como: bordado, desenho, pintura, costura, crochê, tricô, tecelagem, entalhe, cutelaria, cerâmica, marcenaria, entre outros. As inscrições são gratuitas.
O prazo inicial do projeto é de oito meses e deve ser finalizado em 2019, com o lançamento da coleção “Venâncio feito a mão”. Mas antes disso, haverá oficinas temáticas e exposições. Para participar, não é necessário ser um artesão habilitado na carteira de trabalho, mas é preciso morar em Venâncio Aires, ter mais de 16 anos e ter alguma habilidade com as mãos.