Foto: André Henckes / DivulgaçãoPrimeiros detalhes do projeto musical foram definidos em reunião na Secretaria de Educação de Venâncio Aires
Primeiros detalhes do projeto musical foram definidos em reunião na Secretaria de Educação de Venâncio Aires

Alunos que gostam de música ou mesmo aqueles com curiosidade para aprender sobre notas e instrumentos terão uma bela oportunidade a partir deste ano. Uma ideia da Secretaria de Educação de Venâncio Aires promete trazer mais ‘sonoridade’ para a rotina dos estudantes, com um projeto de música oferecido às três redes de ensino.

Uma primeira conversa sobre o assunto aconteceu nesta semana, entre a secretária de Educação, Joice Battisti Gassen, e o professor e maestro Daniel Böhm. Em 2018, Böhm esteve envolvido em dois projetos que são uma espécie de norte para os objetivos de agora: os ensaios da banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova e oficinas de violão na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Duarte de Macedo.

Segundo Joice, a ideia é seguir os exemplos positivos do ano anterior. “Foram projetos muito bacanas, iniciativas das próprias escolas. Então por que não ampliar isso?” Ainda conforme a secretária, a ideia é oportunizar aulas de música para educandários municipais, estaduais e particulares. “O projeto ainda está nascendo e vamos divulgar assim que o ano letivo começar.”

Sem maiores definições sobre quantidade de vagas, tipos de instrumentos e se haverá idades determinadas, inicialmente os primeiros encontros ocorrerão em uma sala dentro da Secretaria de Educação.

BANDA ESCOLAR

O responsável direto pelas aulas de música e ensaios será o professor e maestro Daniel Böhm, que rege a Orquestra de Venâncio Aires. E foi pensando nela, também, que o projeto de música para as escolas deve ganhar corpo.

Segundo Böhm, muitas vezes, a Orquestra, por questões de horários e logística, não consegue acompanhar todos os eventos públicos do município. “É grande a possibilidade de formarmos uma banda municipal escolar e esses estudantes, com o tempo, podem integrar a Orquestra”, projeta o maestro.