
O projeto ‘Céus e campos: a influência da astronomia na agricultura e na vida do agricultor de Venâncio Aires’, desenvolvido por estudantes da Estadual Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Pedro II, foi classificado para a etapa estadual da 16ª Mostra Científica Verde é Vida. O programa é executado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
A classificação ocorreu após apresentação na etapa regional, que foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Adolfo Mânica, em Boqueirão do Leão, no dia 20 de agosto. Foram 15 projetos escolares no evento, que também reuniu iniciativas de Arroio do Meio e Mato Leitão.
Também vão se apresentar na fase estadual, que ocorrerá de forma online, em outubro, projetos desenvolvidos em escolas de Boqueirão do Leão: ‘Gota a gota: irrigação inteligente por gotejamento’ e ‘Sabão ecológico Marino’, ambos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marino da Silva Gravina, e ‘Sentidos em ação: uma jornada sensorial’ e ‘Abraço a natureza e me conecto com a vida: vivências para saúde do corpo, da mente e do meio ambiente’, da EEEF Adolfo Mânica.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão de seis pessoas, formados por representante da Emater/RS-Ascar de Boqueirão do Leão, Sebrae de Lajeado, JCI, 6ª Coordenadoria Regional de Educação, rede municipal de Educação e Secretaria de Assistência Social, Habitação e Desporto de Boqueirão do Leão.