Os estudantes de escolas localizadas nos bairros de Venâncio Aires estão recebendo atenção especial para a preservação da saúde bucal. O projeto de atenção básica e promoção de saúde, com atendimentos dos dentistas Cláudia Souza, Jonas Caríssimi e Mateus Bohn, foi intensificado a partir de maio deste ano, para garantir um sorriso mais belo e saudável aos jovens. O trabalho já chegou a 19 escolas de todas as regiões da cidade, desde as crianças que frequentam as escolas municipais de educação infantil (Emeis) até estudantes de ensino médio.
A atuação dos profissionais inicia com palestras educativas, que frisam um dos pontos mais importantes dos cuidados com a saúde bucal: a prevenção. Para tanto, as crianças passam por sessões de escovação supervisionadas pelos dentistas e recebem gratuitamente escovas da Secretaria Municipal da Saúde. O diagnóstico inicial é feito nas próprias escolas ou nos postos de saúde, sempre durante o horário escolar. Após as explanações, os dentistas aplicam exames nos alunos para, caso necessário, seja encaminhado o atendimento específico, que hoje é realizado nos dois postos do bairro Santa Tecla e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Coronel Brito.
Na avaliação do cirurgião-dentista comunitário Jonas Caríssimi, um dos principais desafios está em garantir a atenção do público adolescente. “Costumo brincar com eles dizendo que é preciso um sorriso bonito para aparecer bem nas redes sociais”, detalha. Já para os pequenos, a tática é usar a tranquilidade quando há necessidade de atendimento nos consultórios dos postos. “Procuramos deixa-los à vontade e brincar para que eles não sintam medo e entendam a importância de um tratamento”, diz a dentista Cláudia Souza, que desde maio já palestrou em 13 escolas municipais de educação infantil e fundamental e atende somente o público jovem na unidade básica de saúde do bairro Santa Tecla.
O trio é unânime ao enfatizar a importância dos cuidados com a saúde bucal, a fim de prevenir problemas como cáries, danos gengivais e perda futura de dentes. “O contato com os jovens é fundamental. No bairro Coronel Brito, a atenção aos alunos está até sendo estendida aos pais, que são trazidos até a ESF pelos filhos”, relata Caríssimi. Seja qual for a escola, bairro ou faixa etária atendida, a receita básica não muda: “é preciso focar a prevenção”, relata o dentista Mateus Bohn. “Prevenir, cuidando corretamente da escovação, alimentação e remoção de resíduos com fio dental ainda é a melhor forma de evitar problemas”, pontua.
Escolas já visitadas pelo projeto de atenção básica e promoção da saúde bucal:
Emeis:
Osmar PuthinVovô WeberArco-írisMônicaFrederico ClossPassinho SeguroBela VistaYolita PortellaAlgayerPingo de GenteInfância Feliz
Escolas municipais:
Benno BreunigOdila Rosa SchererDois IrmãosAlfredo SchererSão Judas Tadeu
Escolas estaduais:
11 de MaioCrescerLeontina