
O Projeto de Lei 2086/2011, do deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP), que pretende proibir as provas de tiro de laço, vaquejada e outras modalidades praticadas com animais nos rodeios do Brasil, foi rejeitado na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O relatório do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que rejeitava a proposta, foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares que integram a Comissão.
Hamm relata que a rejeição da proposta representa grande vitória da cultura, da tradição gaúcha e na preservação dos rodeios. “Os rodeios representam lazer, entretenimento e que renova as tradições. Além disso, movimenta as cadeias produtivas como criação de bovinos, cavalo crioulo e quarto de milha, utilizados para as provas”, observa Hamm ao ressaltar que o bem estar dos animais e os devidos cuidados com os mesmos são respeitados pelos organizadores das provas e participantes, porque caso contrário podem ser eliminados das provas e os organizadores receberem punições.
O projeto ainda passará para Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Comissão de Turismo e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.