Projeto Sorria Venâncio avaliou quase quatro mil crianças neste ano

-

Com o objetivo de orientar sobre educação em saúde bucal, atividades preventivas e orientações de higiene bucal, é realizado, em parceria pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação, o projeto Sorria Venâncio. Desenvolvido por 17 dentistas e sete auxiliares de saúde bucal da rede pública, ele alcançou 3.809 crianças do nível III da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, ao longo deste ano. Ao todo, foram 52 instituições de ensino abrangidas, incluindo 14 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), 19 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e 19 educandários da rede estadual.

O coordenador municipal da saúde bucal, Jonas Caríssimi, destaca que a meta é levar a educação em saúde para dentro da sala de aula. De forma lúdica e didática, os profissionais abordam questões de qualidade de vida, funcionalidade dos dentes e a importância da higiene. “Crianças são disseminadoras da informação, tudo que se aprende se repassa, se replica, e com isso atingimos um maior número de crianças engajas, envolvidas ao programa”, avalia.

Cada criança recebeu um kit de higiene bucal e aprendeu como escovar os dentes, os principais cuidados e como escovar os dentes. Neste ano, a Secretaria de Saúde investiu em materiais de educação em saúde como fantoches, a mascote Dentão, os kits de higiene bucal e aventais ilustrativos.

“A saúde bucal está ganhando cada vez mais visibilidade por parte da administração pública. Conseguimos sensibilizar a Câmara de Vereadores, que disponibilizou emendas impositivas para a compra dos materiais”, cita Caríssimi.

O coordenador de saúde bucal também ressalta que o projeto é visto com bons olhos pelas escolas e como parte fundamental no aprendizado das crianças, além de enfatizar que o custo preventivo é pequeno se comparado ao do tratamento. Segundo o cirurgião-dentista, observa-se que a necessidade de extrair dentes está diminuindo, o que comprova a eficiência do trabalho preventivo. “Com certeza, para os próximos anos, este projeto já faz parte da Saúde de Venâncio Aires e a tendência é aperfeiçoarmos cada vez mais para desenvolver um belo trabalho.”

“Levamos o projeto nos locais mais distantes do nosso interior, onde nem sempre há acesso à informação, mas que os próprios dentistas e auxiliares podem levar, instruindo as crianças da forma correta e eficaz, enaltecendo o trabalho do profissional.”

JONAS CARÍSSIMI

Coordenador municipal de saúde bucal

Resultados

• 57,6 % dos alunos avaliados possuem algum tipo de necessidade de atendimento odontológico;

• 39,8 % dos alunos avaliados possuem necessidade de restauração dentária;

• 9,3 % dos alunos avaliados possuem necessidade de extração dentária;

• 26,1% dos alunos avaliados possuem má oclusão;

• 33,4% dos alunos avaliados possuem necessidade de profilaxia (medidas utilizadas na prevenção ou atenuação de doenças).



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido