Atualmente, a população de Venâncio Aires é abastecida com a água do arroio Castelhano. No entanto, o crescimento do município, exige alternativas para que no futuro, não falte água potável.

O primeiro passo para isso foi dado ontem. Prefeito Airton Artus anunciou que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), lançou edital de licitação para contratação de empresa para elaborar o projeto de construção de uma adutora que vai levar água do Rio Taquari, para as torneiras dos venâncio-airenses. Trata-se de uma alternativa de abastecimento de água prevendo o crescimento do municípios nos próximos 30 anos, quando se estima que a população beneficiada deverá ser de 63.374 habitantes e, cerca de 19.804 famílias.

Conforme informações do edital, disponível no site da Corsan, a licitação, modalidade concorrência, será aberta no dia 10 de maio. A partir deste trâmite, será contratada empresa para realizar o estudo e o projeto executivo do novo sistema. A elaboração do projeto, possibilita a futura captação de recursos para viabilizar a execução da obra.

Conforme o gerente local da Corsan, Paulo Gilberto Weschenfelder, a obra compreende 25 km de rede. “Essa alternativa pensa no futuro do abastecimento de água da cidade. Isso vai evitar que se chegue numa época de seca, de verão, e pessoas sofram com a falta de água”.  Segundo Weschenfelder, embora neste ano a população não tenha enfrentado nenhuma dificuldade, no ano passado, o “Castelhano esteve no limite, quando tivemos uma seca não vista nos últimos 40 anos.”

A obra, conforme o gerente local da Corsan, vai garantir o abastecimento com a vinda de novas indústrias e o crescimento da população. “Não podemos chegar em um ponto em que o crescimento do município seja prejudicado porque não temos água”, frisou.

O projeto, segundo edital, deverá contemplar todos os levantamentos de campo e pesquisas necessárias para a elaboração dos projetos arquitetônico, hidráulico, mecânico, estrutural, elétrico, ambiental, especificações técnicas e orçamento detalhado visando processo licitatório da obra.

Saiba mais

O Sistema de Abastecimento de água do município conta com a rede de água potável atendendo cerca de 70% da população da zona urbana através de uma estação de tratamento de água com capacidade nominal de produção de 100l/s, sendo suprida de água bruta pelo arroio Castelhano. A Estação de Tratamento de água é do tipo convencional. A rede de distribuição que hoje atende, cerca de 47.632 habitantes e 14.885 economias, tem um extensão de 237.784 metros e uma capacidade de reservação de 2.650 m³.

Fonte: Corsan