Projeto venâncio-airense participa de mostra no Paraguai

-

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateFernanda e Kellen embarcam hoje, junto de outra integrante do projeto, para participar da Feira de Ciências e Tecnologia do Colégio Girasoles
Fernanda e Kellen embarcam hoje, junto de outra integrante do projeto, para participar da Feira de Ciências e Tecnologia do Colégio Girasoles

Quando a turma de 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer iniciou o projeto sobre “histórias inspiradoras de mulheres reais”, no ano passado, não imaginava que o trabalho ultrapassaria os muros da escola, da cidade e do país.

Entre hoje e o sábado, 25, as estudantes Kellen Letícia Hoffmann e Kelli Maria Guterres, ambas com 15 anos, e a professora de Arte Fernanda Saldanha participam da XI Feira de Ciências e Tecnologia do Colégio Girasoles, no Paraguai, com o projeto ‘O protagonismo feminino em histórias reais, narradas para crianças em um audiolivro’.

Além da produção do audiolivro ‘Elas por Elas’, com histórias da menina judia Anne Frank, da índia Caá-Yari, da catadora de papel Carolina Maria de Jesus, da pintora mexicana Frida Kahlo e da ativista paquistanesa Malala, o projeto contempla visitas com contação de histórias para estudantes, e já percorreu 21 escolas de Venâncio Aires.

A classificação para o evento no Paraguai ocorreu após o projeto ser premiado na Mostra Municipal de Trabalhos Escolares e na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) Júnior, em Novo Hamburgo. Com auxílio de R$ 6 mil, viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto será o primeiro da rede municipal de ensino apresentado em um evento fora do país.

“É uma oportunidade única de aprendizado para os alunos e também gera visibilidade para a rede municipal. Não poderíamos barrar o sonho desses estudantes”, considera a secretária municipal de Educação, Joice Battisti Gassen, ao destacar a evolução dos projetos realizados pelas escolas, ao longo dos últimos anos.

Para Fernanda, além da possibilidade de aprendizado e de divulgação do trabalho, a participação na feira evidencia um assunto importante: o respeito e a valorização da mulher. De acordo com ela, meio a tantos casos de assedio, falar de protagonismo feminino em histórias reais, com crianças, é plantar uma semente entre as crianças. “É uma forma de elas verem que as mulheres têm força tanto quantos os homens, de romper a ideia dos contos de fada, mostrar que não existem príncipes nem princesas. Com isso, as crianças começam a perceber que têm essas mulheres fortes dentro das suas casas.”

Foto: Juliana Becnke / Arquivo FMA classificação para o evento no Paraguai ocorreu após o projeto ser premiado na Mostra Municipal de Trabalhos Escolares e na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) Júnior, em Novo Hamburgo
A classificação para o evento no Paraguai ocorreu após o projeto ser premiado na Mostra Municipal de Trabalhos Escolares e na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) Júnior, em Novo Hamburgo

A turma que realizou esse projeto deixou marcas na escola e, com certeza, também nas suas vidas. É a primeira vez que a escola participa de um evento fora do Brasil. É algo que ficará na história.”

Ionara BenckeDiretora da Emef Alfredo Scherer

 

História em espanhol

Para participar do evento no Paraguai, alunas e professora produziram uma edição extra do audiolivro, com a história de Frida Kahlo, gravada em espanhol. Fernanda conta que nenhuma das alunas sabia falar espanhol, mas, com a ajuda da professora de Língua Espanhola do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Laura Rodriguez, foi possível traduzir a história e gravá-la. Atualmente, Kellen é aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas, e Kely estuda no IFSul.

Percurso e projeto 

Com saída de Venâncio Aires às 7h30min de hoje, as alunas e a professora seguirão até Porto Alegre, onde pegam avião para Foz do Iguaçu, no Paraná. De lá, seguem em uma viagem rodoviária de cerca de quatro horas, até a cidade de Encarnación, local do evento, onde devem chegar no fim desta tarde. O retorno para Venâncio está marcado para o sábado, 25.

Após a participação da feira no Paraguai, o projeto se voltará para produção do segundo audiolivro, desta vez, como histórias de mulheres venâncio-airenses. Além disso, outras quatro escolas da rede municipal, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Casa de Acolhimento receberão visita, com contação das histórias e entrega do primeiro audiolivro, concluindo o roteiro de visitações.

LEIA MAIS 

Projeto evidencia histórias de mulheres reais em audiolivro infantil



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido