Promessa venâncio-airense no basquete

-

Alguns jovens sonham em ser jogador de futebol, outros em jogar vôlei, e tantos outros em categorias variadas. Já Thaylor Gabriel dos Santos, de 16 anos, tem a meta de ser atleta de basquete desde os 8 anos. A paixão surgiu quando participou do projeto ‘Atleta do Futuro’, no bairro Cidade Nova, em Venâncio Aires. “Também por influência de meus tios, Vitor e Paulo, que jogavam no projeto Cestinha, promovido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)”, explica.

Chegou a praticar vôlei, mas sempre teve mais gosto e paixão pelo basquete. A primeira oportunidade, no projeto Cestinha, veio com ajuda dos tios. “Eles comentaram para os treinadores da época e assim surgiu os primeiros testes e as primeiras oportunidades.”

O esporte de Michael Jordan, Kobe Bryant e LeBron James não é o mais popular na região, contudo, em Santa Cruz do Sul, o reinício das atividades do Esporte Clube União Corinthians – multicampeão nos anos 90 – reativa a paixão de crianças e adolescentes. “Cheguei primeiro no Cestinha, dos 12 aos 15 anos. Depois dos 15 anos, veio o União Corinthians, que vai até os 22 anos a categoria de base”, relata Thaylor.

Torneio nacional

Thaylor é um dos mais jovens no elenco do União Corinthians, que disputa a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) Sub-22. “É um dos grandes orgulhos”, afirma o venâncio-airense.

Além dessa experiência, o guri também participa da equipe venâncio-airense Saint’s Family, de basquete 3×3, que vem ganhando destaque em competições regionais nos últimos meses. “O Saint’s Family começou com o Vitor (Vitinho) e o Paulo. Iniciamos para jogar alguns torneios e, agora, estamos expandindo”, detalha.

Ele já foi escolhido duas vezes o melhor jogador do Rio Grande do Sul, em campeonatos no Sub-12 e Sub-13. Além disso, foi campeão sul-americano Sub-13, vice-campeão sulbrasileiro Sub-17 e diversas vezes campeão do campeonato estadual.

Rotina

O dia a dia de Thaylor é bem corrido. De segunda a sexta-feira, a parte da manhã é dedicada à escola. À tarde, o foco são os treinos no União Corinthians em Santa Cruz do Sul, e à noite, ele retorna para casa em Venâncio. Parar no fim de semana? Nem pensar, é dia de jogo.

Segundo ele, o esporte contribuiu com a sua formação como pessoa e, por isso, fica orgulhoso de sua personalidade de comprometimento, respeito e lealdade ao próximo. “Minha família me ajudou durante todos esses anos, são essenciais para meu desenvolvimento e sempre incentivaram meu sonho”, frisa.

“Meu sonho para o futuro é que eu me desenvolva cada vez mais, tanto como ser humano quanto atleta, para poder assinar um contrato de profissional e ‘viver’ disso. Obter mais reconhecimento e ajudar minha família.”

THAYLOR GABRIEL DOS SANTOS

Jogador de basquete



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido