Alguns jovens sonham em ser jogador de futebol, outros em jogar vôlei, e tantos outros em categorias variadas. Já Thaylor Gabriel dos Santos, de 16 anos, tem a meta de ser atleta de basquete desde os 8 anos. A paixão surgiu quando participou do projeto ‘Atleta do Futuro’, no bairro Cidade Nova, em Venâncio Aires. “Também por influência de meus tios, Vitor e Paulo, que jogavam no projeto Cestinha, promovido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)”, explica.
Chegou a praticar vôlei, mas sempre teve mais gosto e paixão pelo basquete. A primeira oportunidade, no projeto Cestinha, veio com ajuda dos tios. “Eles comentaram para os treinadores da época e assim surgiu os primeiros testes e as primeiras oportunidades.”
O esporte de Michael Jordan, Kobe Bryant e LeBron James não é o mais popular na região, contudo, em Santa Cruz do Sul, o reinício das atividades do Esporte Clube União Corinthians – multicampeão nos anos 90 – reativa a paixão de crianças e adolescentes. “Cheguei primeiro no Cestinha, dos 12 aos 15 anos. Depois dos 15 anos, veio o União Corinthians, que vai até os 22 anos a categoria de base”, relata Thaylor.
Torneio nacional
Thaylor é um dos mais jovens no elenco do União Corinthians, que disputa a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) Sub-22. “É um dos grandes orgulhos”, afirma o venâncio-airense.
Além dessa experiência, o guri também participa da equipe venâncio-airense Saint’s Family, de basquete 3×3, que vem ganhando destaque em competições regionais nos últimos meses. “O Saint’s Family começou com o Vitor (Vitinho) e o Paulo. Iniciamos para jogar alguns torneios e, agora, estamos expandindo”, detalha.
Ele já foi escolhido duas vezes o melhor jogador do Rio Grande do Sul, em campeonatos no Sub-12 e Sub-13. Além disso, foi campeão sul-americano Sub-13, vice-campeão sulbrasileiro Sub-17 e diversas vezes campeão do campeonato estadual.
Rotina
O dia a dia de Thaylor é bem corrido. De segunda a sexta-feira, a parte da manhã é dedicada à escola. À tarde, o foco são os treinos no União Corinthians em Santa Cruz do Sul, e à noite, ele retorna para casa em Venâncio. Parar no fim de semana? Nem pensar, é dia de jogo.
Segundo ele, o esporte contribuiu com a sua formação como pessoa e, por isso, fica orgulhoso de sua personalidade de comprometimento, respeito e lealdade ao próximo. “Minha família me ajudou durante todos esses anos, são essenciais para meu desenvolvimento e sempre incentivaram meu sonho”, frisa.
“Meu sonho para o futuro é que eu me desenvolva cada vez mais, tanto como ser humano quanto atleta, para poder assinar um contrato de profissional e ‘viver’ disso. Obter mais reconhecimento e ajudar minha família.”
THAYLOR GABRIEL DOS SANTOS
Jogador de basquete