Do trio de soberanas até o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa – passando pelo presidente Vilmar de Oliveira -, os pronunciamentos no encerramento da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) foram carregados de emoção. O fechamento do evento se deu no Chimarródromo, já que no Lonão ainda havia apresentação. Foi com chuva e pouco público, mas cheio de mensagens de carinho e gratidão.
Veridiana Röhsler, rainha da festa, destacou o sonho concretizado, depois de muita preparação para ser soberana e trabalho para divulgar a Fenachim. “Talvez eu seja uma das soberanas mais humildes e espero que a minha história sirva de inspiração para alguém, porque sou de uma família simples. Nenhum sonho é impossível”, declarou a jornalista, com a voz praticamente embargada pelo choro, que teimava em não cessar.
Vilmar de Oliveira ficou com a responsabilidade de agradecer às comissões e todos os voluntários que trabalharam na 16ª Fenachim. Ele ressaltou que a equipe esteve unida e coesa o tempo todo e teve sua dedicação reconhecida pelo público. “Mesmo nestes últimos dois dias, com chuva, tivemos um público considerável no Parque”, observou, acrescentando que a festa foi um sucesso e motivo para comemorar.
“Sempre pedem os números da Fenachim. E eu tenho uns números aqui: foram milhões de abraços, milhões de sorrisos e milhares de quilos de erva-mate compartilhados”, afirmou o prefeito Jarbas da Rosa, em sua manifestação. E informou também números que até então estavam em sigilo: as datas da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que vai acontecer de 1º a 5 e de 8 a 12 de maio de 2024. “Vamos começar logo a trabalhar para a próxima festa. Obrigado a todos que fizeram parte da Fenachim dos nossos sonhos, a Fenachim da retomada da alegria”, encerrou o chefe do Executivo da Capital do Chimarrão.