A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou o período para recadastramento dos pacientes que aguardam cirurgias eletivas. O prazo, que terminaria hoje, será estendido por mais um mês, até 19 de agosto, com o objetivo de garantir que mais pessoas atualizem o cadastro e sejam incluídas na lista de espera oficial para o procedimento.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateRecadastramento ocorre na Secretaria de Saúde até 19 de agosto
Recadastramento ocorre na Secretaria de Saúde até 19 de agosto

Até a tarde de ontem, 483 pacientes haviam se recadastrado. Para realizar o processo, é preciso comparecer à Secretaria Municipal de Saúde, na rua General Osório, na esquina com a Tiradentes, das 7h30min às 16h, com cartão do SUS. Pessoas que não puderem ir pessoalmente, podem ser representadas por familiares, desde que apresentem cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de renda atualizado do paciente.

Após a conclusão do prazo, a lista de espera será disponibilizada no site do Município, a partir de 10 de setembro, e, por meio do número do cartão do SUS, os pacientes poderão conferir sua posição na fila. Entretanto, nesse meio tempo, algumas pessoas já estão sendo contatadas para encaminhamento da cirurgia, inclusive, com liberação dos exames pré-operatórios. No mês passado, foram liberadas 74 operações, incluindo cirurgias gerais, como hérnia e vesícula, operações vasculares, de traumatologia, urologia, ginecologia e proctologia.

Desistências

Assim como pessoas que aguardam pelas cirurgias eletivas devem realizar o recadastramento, para permanecer na fila, quem desistiu de realizar a cirurgia pelo SUS deve informar à Secretaria Municipal de Saúde. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3983 1040.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.