Acontece neste domingo, 26, a prova para os candidatos que pleiteiam uma vaga no Conselho Tutelar (CT) de Venâncio Aires. Das 50 inscrições, 28 foram homologadas e poderão participar da primeira etapa. Só quem obtiver 50% de acertos é que passará à etapa seguinte, que é uma eleição. Este modelo é único no Brasil. Todos os candidatos precisam ter a inscrição homologada e primeiro participar de uma prova escrita, para depois se submeter a uma eleição, nos moldes das realizadas normalmente.

Segundo a assistente social Deizimara Ana de Souza, a prova de domingo será realizada na escola Odila Rosa Scherer, localizada na rua Pedro Grunhauser, 897, no bairro União. Ela se inicia às 9h, mas o candidatos devem estar no local com um mínimo de 30 minutos de antecedência. Para fazer a prova, devem levar caneta azul ou preta, o documento de inscrição e de identificação.

Finalizada a prova, feita por uma empresa terceirizada, todos que atingirem 50% de acertos passam à etapa seguinte. “é uma votação, com urna eletrônica, que será realizada no primeiro domingo do mês de outubro, no Grêmio Recreativo Sete de Setembro”, explica Deizimara, que é a atual secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

Sobre a eleição, observa que acontecerá em um único local, para facilitar o controle de votação, das 9h às 16h. Deizimara revela que os eleitos serão conhecidos no mesmo dia. Os votantes serão organizados em ordem alfabética e cada candidato será identificado por um número, de três dígitos. “é o número que receberam no momento da inscrição”, ressalta a assistente social.

Ao contrário de uma eleição política, o voto não é obrigatório e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) calcula que cerca de dez por cento da população – algo em torno de 5 mil pessoas – participem. Ao final, os cinco mais votados serão os conselheiros titulares e os outros cinco, suplentes. Os aprovados ficam no cargo por um período de quatro anos. Os novos conselheiros tutelares assumem no dia 10 de janeiro de 2016.