Solenidade na quinta-feira, em Porto Alegre, oficializou a retomada do Trem dos Vales
Solenidade na quinta-feira, em Porto Alegre, oficializou a retomada do Trem dos Vales (Foto: Caco Villanova)

Rio Grande do Sul - Lideranças políticas e empresariais, em especial empreendedores do turismo do Vale do Taquari, acompanharam, na quinta-feira, 29, assinatura de termo de parceria que garante a liberação de R$ 6,34 milhões para reativar o Trem dos Vales. O projeto prevê a recuperação de trecho da chamada Ferrovia do Trigo, referente a pouco mais de 18,5 quilômetros entre Muçum e Vespasiano Corrêa, no Viaduto 13. O governador Eduardo Leite adiantou que a ideia é dar prosseguimento ao projeto até Guaporé, representado pelo prefeito Odair Rossetto. Para isso, pretende buscar apoio do Governo Federal.

O chefe do executivo estadual afirmou, na solenidade ocorrida no salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, em Porto Alegre, que a viabilização dos recursos, provenientes do caixa do Estado, é uma resposta à falta de atenção do poder central para com a ferrovia prejudicada pelas enchentes de 2024. Na semana em que o ministro dos Transportes, Renan Filho, visita o Rio Grande do Sul, para inaugurar obras rodoviárias e destacar o volume de investimentos no setor, Leite cobrou do Governo Federal pressão às empresas ferroviárias concessionárias, para que invistam na malha férrea. Com a retomada do Trem dos Vales, reforça a valorização do turismo e do transporte de cargas.

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana, destacou a visão de Estado no desenvolvimento regional e agradeceu o esforço do governador, do vice-governador Gabriel Souza e dos secretários de Turismo, Ronaldo Santini, e do Transporte Logística, Juvir Costella. Citou a mobilização de prefeitos da região e de lideranças políticas e empresariais por meio de suas organizações representativas em defesa do projeto. Além do fomento turístico, considera o Trem dos Vales um patrimônio cultural, histórico e humano.

Em meio ao seu discurso, Fontana celebrou a presença de representantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) no ato – o presidente James Ilg – o diretor executivo Marlon Ilg e o diretor Região Sul, Ralf Ilg. Fundada na década de 1970, é a maior entidade de preservação da memória ferroviária da América Latina, com indícios de ser a maior no mundo.

Rossetto, Costela, Santini e Souza também se manifestaram, reforçando a importância da obra e o impacto que a retomada do Trem dos Vales terá no turismo e, consequentemente, na recuperação econômia do Estado, gerando novos empreendimentos, emprego e renda.

Turisvales

À reportagem do Grupo Folha do Mate, Rafael Fontada informou que está em andamento a organização da 2ª Turisvales, que ocorre em 7 e 8 de agosto no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aire. “É importante ter esse atrativo também. Vamos fazer visitas técnicas durante o evento e atrair agências de turismo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, para visitarem a região, os atrativos, para colocarem no portfólio e vender a seus clientes”.

Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.