Depois de mais de um ano de reuniões e analisados os convites da situação e dos partidos fora de governo, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) decidiu que vai apoiar a chapa de oposição na disputa da prefeitura de Venâncio Aires. Em pré-convenção realizada no último sábado, 9, o partido definiu seus rumos para o pleito de outubro e, por unanimidade dos filiados, acertou que apoiará a dobradinha Nilson Lehmen (PMDB) e Juçara Ferreira (PSDB). No encontro também foram avaliados os convites para coligar na proporcional e ficou acertado que irão se unir ao PMDB para eleger vereadores.
Conforme o presidente do PSB, Nestor de Azeredo, depois de muita análise dos partidos e da conjuntura política local, o PSB está satisfeito com a escolha, especialmente por ter tido unanimidade. “Vimos que o melhor caminho será apoiar a chapa de oposição”. Segundo Azeredo, dois pontos foram fundamentais para esta escolha. O primeiro é o fato da coligação contentar o foco que o PSB vem tendo, desde o início, na Câmara de Vereadores. O partido acredita que, com esta coligação, se fortalece e ganha chances de eleger representantes no legislativo. Observa que o PMDB fez o convite para coligação sem nenhuma objeção. “Eleição é uma matemática, é mais que a emoção de estar de um lado ou de outro. Vimos nesta coligação que é possível realizar este sonho de ter uma bancada na Câmara”, salienta.
Outro ponto que pesou na decisão foi a oportunidade recebida de participar da elaboração, do início a fim, do plano de governo de Nilson e Juçara. “Queremos ajudar a construir um projeto de crescimento para Venâncio. Temos ideias e ganhamos a oportunidade de expor”. O presidente argumenta que o PSB tem muito a colaborar nesta construção de um novo projeto de governo e cita como exemplo as áreas de agricultura e saúde, já que a sigla tem em seus quadros de filiados lideranças ligadas a estes setores, como Sandra Wagner, diretora-secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Clóvis Schwertner, o ex-vereador e ex-secretário de Agricultura, Dário Martins e; Gilmar Rodrigues, o Gica. Na saúde, lembra que o partido conta com a participação ativa de dois médicos, Sandro Hansel e Gilney Mylius.
PRé-CANDIDATOS
Para o pleito de outubro, o partido pretende ter entre quatro a cinco candidatos a vereador, entre eles, uma mulher. Nestor adianta que além do seu nome, são pré-candidatos Sandro Hansel, Gilney Mylius e Gilmar Rodrigues, o Gica. O nome da mulher ainda está sendo definido. A convenção que definirá a lista oficial dos candidatos e firmará as coligações, está agendada para o dia 30 de junho.