O PSB é o primeiro partido da Terceira Via a indicar um nome para concorrer ao Paço Municipal. O partido oficializa Adelânio Ruppenthal como pré-candidato em encontro que ocorre na próxima sexta-feira, 26, na sede do partido. Outras indicações serão apresentadas pelas demais legendas, que integram a frente, até dia 29, quando o grupo se reúne. As indicações integrarão uma pesquisa que resultará na dupla que poderá concorrer à majoritária pela aliança.

A pré-candidatura de Ruppenthal foi definida pelo PSB a partir da sua história e trajetória política no cenário municipal. “Vemos no Adelânio a figura de quem está preparado para ocupar uma função desta envergadura”, justifica o presidente do partido, Nestor de Azeredo. Ruppenthal foi vereador durante dois mandatos e soma a experiência de secretariado em gestões posteriores do PMDB. De acordo com ele, além da indicação ser um compromisso, que todos os partidos da Terceira Via tem, até a próxima reunião, para a legenda é muito importante ter um representante para colocar sua força na rua e construir um projeto ao município. “Isso significa mostrar o crescimento do nosso partido. Para ter um exemplo, pretendemos dobrar o número de candidatos na disputa das vagas no Legislativo”, disse.Ruppenthal afirma que a pré-candidatura não é um desejo particular, seu nome foi construído pelo partido com muito debate e diálogo – quesito que o levou até o PSB. Ele diz estar preparado para a missão tanto psicologicamente como estruturalmente, mas deixa claro que seu nome apenas está a disposição e, se as pesquisas demonstrarem outras possibilidades mais promissoras, abre mão da pré-candidatura. “Estamos dispostos a dialogar e deixar as portas sempre abertas para a construção de uma aliança consolidada para o município”. Porém, ele destaca que se caso a proposta de coligação da Terceira Via não seja construída o partido não pretende embarcar em outras alianças e colocará candidato próprio a majoritária.

Foto: Divulgação / PSBPartido aposta na trajetória de Ruppenthal para assumir a responsabilidade
Partido aposta na trajetória de Ruppenthal para assumir a responsabilidade

A Terceira Via é uma frente que está em construção, assim como as demais alianças, mas possui em sua base de forma sólida o PSDB e o PSB. O PMDB é um dos partidos que mais se aproxima do grupo e tem participado dos encontro. O PP e PTB também tem participado das reuniões, mas até então, estão mais alinhados com o grupo liderado pelo vice-prefeito, Giovane Wickert (PT). Por isso, a efetivação dessa via ainda é a que mais depende de consolidação.

DESAFIOSPara Ruppenthal, um dos maiores desafios para o município e, que deve ser pauta no processo eleitoral, será conseguir ampliar a arrecadação para pagar os financiamentos feitos por essa Administração e, ainda, ter fôlego para continuar investindo em Venâncio Aires pela gestão que assume em 2017. “Os orçamentos estão enxugando e, por isso, é necessário encontrar mecanismos para dar conta dessas necessidades”. Para isso, uma das medidas sugeridas pelo socialista é enxugar a máquina pública. Ele afirma que essa é uma das alternativas para o caixa do município ter capacidade de pagar os empenhos feitos e avançar com investimentos. “é preciso reduzir o número de secretários e extinguir a figura do secretário-adjunto e dos cargos de chefia”. A intenção é centralizar a gestão de várias pastas para cada secretário. Segundo ele, existiria áreas prioritárias como agricultura, planejamento, obras, saúde e educação, os demais setores não seriam contemplados pela figura de um secretário. A gestão de várias patas seriam centralizadas.“Não é o objetivo entrar em um governo e começar a distribuir cargos. A prioridade será permitir que pessoas técnicas assuma esses os setores vitais”.

DOIS ORçAMENTOSUm dos projetos pensados para o município é a divisão do orçamento em duas fatias. Uma delas voltada exclusivamente para o interior que ficaria com 30% do bolo e, outra para a cidade, que teria garantido 70%. Além disso, o objetivo é ampliar atenção para a área da agricultura. “Queremos fomentar o desenvolvimento de novas agroindústrias através da diversificação da produção e do incentivo em qualificação profissional”. Para a área urbana, o objetivo será intensificar o processo de qualificação profissional através de cursos que formem profissionais aptos a atender as demandas do mercado de trabalho.