
Ninguém quer falar oficialmente, mas o Grupo Folha do Mate apurou que já tem até data para ocorrer um evento que deve mexer com a política regional. Está marcado para o dia 23 de março, em Santa Cruz do Sul, o anúncio de que vários integrantes do PSB estão de mudança para o PSD.
Comenta-se que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, pode vir à região para prestigiar o momento, ao lado do atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que comanda a sigla no estado. Isso porque, entre os nomes que devem trocar de partido, estão os dos deputados Heitor Schuch e Elton Weber, respectivamente federal e estadual.
Schuch e Weber são as principais referências do PSB para Venâncio Aires e, caso a migração realmente se confirme, a sigla na Capital do Chimarrão pode ser esvaziada, pois quase que a totalidade dos filiados deve tomar o mesmo rumo.
O ex-prefeito Giovane Wickert, os suplentes de vereador Sandra Wagner e Robinho Nunes e outros integrantes da primeira linha da legenda já estariam decididos a seguir os deputados. O único que não deve ir para o PSD é o vereador eleito do partido, Eligio Weschenfelder, o Muchila, mas não por sua vontade.
Segundo informações obtidas pela reportagem, o atual presidente do PSD, Nelsoir Battisti – que no momento também é presidente da Câmara de Vereadores -, apoiado pela base da sigla, teria vetado Muchila, que está afastado das atividades legislativas por quatro meses, em razão de quebra de decoro parlamentar.
Procurado, o deputado federal Heitor Schuch respondeu apenas que “na hora oportuna falamos”. Ao ser indagado sobre o fato de já haver, inclusive, uma data para o evento de mudança de partido, ele despistou: “Você sabe mais que eu. Parabéns”. A reportagem está tentando contato com todos os demais citados no texto.