A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) do bairro Cruzeiro recebeu nesta quarta-feira, 01, do Ministério da Saúde, a notícia mais aguardada desde a sua inauguração, há pouco mais de três meses.
Após uma série de visitas técnicas e confirmação da habilitação da unidade no mês de agosto, foi publicada no Diário Oficial da União a portaria de qualificação da UPA venâncio-airense.
Elogiada por técnicos do Ministério, a habilitação e qualificação garantem o teto máximo de repasses federais e estaduais todo o mês: R$ 315 mil. Com custo de manutenção de aproximadamente R$ 420 mil mensais, o Município recebe fôlego para trabalhar a gestão dos recursos e garante a continuidade do atendimento.
O prefeito Airton Artus comemorou a qualificação, especialmente no momento em que o Município lutava para manter aberto o serviço 24 horas à população.
“Apesar de reconhecermos a qualidade do trabalho desenvolvido e o parecer unânime dos técnicos do Ministério da Saúde, se tratava de uma luta diária contra o tempo. Eram dezenas de telefonemas para o Governo do Estado e Brasília para garantir que essa liberação fosse feita o quanto antes. E, pelo que consta, Venâncio Aires conseguiu isso em tempo recorde”, relata o prefeito, que chegou a ir pessoalmente à Brasília em busca do credenciamento.
Para o secretário municipal da Saúde, Celso Artus, a garantia de recursos é um prêmio pela qualidade dos serviços prestados, já que, desde a inauguração, a UPA atende em plena capacidade, com turnos completos de profissionais e equipamentos.
“Agora depende apenas da nossa gestão adequar os investimentos municipais na unidade. Com os repasses federal e estadual garantidos, podemos fazer economia sem afetar os serviços”, justifica o secretário de saúde, Celso Artus.
Já a coordenadora da UPA, Gisele Spies Chitolina, explica que a qualificação significa um segundo patamar, um reconhecimento para os processos de gestão implantados na UPA, como o projeto de educação continuada, protocolos internos e o continuo processo de aperfeiçoamento.
O prefeito Airton Artus, que acompanha diariamente o fluxo de atendimentos na unidade e o grau de satisfação do usuário, identificado através de pesquisa, destacou que a população de Venâncio Aires já se adaptou a buscar atendimento na UPA e evitar o plantão do hospital.
“Até o momento, foram cerca de 12 mil atendimentos registrados. Temos média de 120 atendimentos por dia, chegando próximo a plena capacidade projetada, que é de até 150 atendimentos/dia”, ressalta.
Ainda recebendo obras no entorno, a Unidade de Pronto-Atendimento segue constante aperfeiçoamento técnico e profissional, com acompanhamento gestor do trabalho de seus profissionais e do atendimento prestado.
Na oportunidade em que visitou o local e conversou com os médicos, o prefeito Airton Artus destacou ainda o Complexo de Saúde que acompanhará a UPA. A Unidade de Saúde do bairro Cruzeiro já está em fase avançada de construção e são projetados para o mesmo terreno uma academia de saúde, novo Centro Materno Infantil e Centro Administrativo para a Secretaria de Saúde.