A cada temporal, Venâncio Aires registra a falta de energia em diversos pontos do município, especialmente no interior que costuma ser o mais castigado, principalmente com a demora no restabelecimento da energia.
Muitas vezes não são horas sem luz, mas dias. Até a tarde desta sexta-feira, pelo menos 12 famílias continuavam sem energia desde quarta-feira quando um temporal foi registrado na região e, inclusive, causou estragos. Conforme a assessoria da AES Sul, as localidades próximas ao distrito de Mariante foram as mais atingidas. Situação semelhante aconteceu dia 25 de janeiro, quando Venâncio também registrou um temporal que deixou dezenas de moradores sem luz. Alguns chegaram a ficar quatro dias sem energia.De comum, a indignação dos moradores e a demora das equipes da AES Sul, empresa responsável pela distribuirão de energia. Nesta sexta-feira pela manhã, um dos consumidores que enfrentou problemas por causa da falta de luz veio à redação da Folha do Mate denunciar o caso. O agricultor Eugênio Roni Müller, 51 anos, que estava sem energia elétrica desde a tarde da quarta-feira, contou que além dele, outras duas famílias de Linha Arroio Grande, interior do município,enfrentam o mesmo problema. Preocupado com a carne e demais gêneros alimentícios que possui em seu freezer – havia carneado um leitão e uma rês, há poucos dias -, procurou a AES Sul para saber quanto tempo ainda teria que esperar até o restabelecimento da energia. “Tenho o registro de que fizemos 76 ligações e enviamos torpedos para a AES Sul e não fomos atendidos”, revelou. Sexta-feira, foi até a sede local da empresa, no centro de Venâncio, e soube de um atendente que não havia previsão para a religação da luz. “Não estou pedindo um favor. Só fui cobrar meus direitos”, observou. Müller argumentou que sempre manteve suas contas em dia e quando foi buscar uma solução, foi mal atendido. Segundo a assessoria da AES Sul, a energia deste cliente foi restabelecida às 12h36min desta sexta-feira.
O QUE DISSE A AES SUL:
Qual o motivo da demora para o restabelecimento da energia, principalmente no interior?Devido à complexidade dos estragos em alguns locais de difícil acesso. A AES Sul salienta, ainda, que consertos na rede elétrica exigem rígidos procedimentos de segurança e a empresa respeita todas as normas para evitar quaisquer riscos de acidentes com os profissionais e com a comunidade.
Faltam profissionais para dar conta da demanda?O número de profissionais disponíveis atendeu a demanda de trabalho deste temporal.
Apesar de afirmar que os profissionais atenderam a demanda, junto às respostas, a AES Sul enviou a informação de que estão abertas inscrições para Curso de Capacitação de Eletricistas. A empresa disponibiliza 75 vagas para as turmas de março e abril e mais 125 vagas ao decorrer do ano. As turmas podem ocorrer em São Leopoldo ou Santa Maria. Os candidatos não precisam comprovar experiência, mas devem ter no mínimo 18 anos, Ensino Médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (no mínimo categoria B, para carros) e residir ou estar disponível para morar numa das cidades listadas abaixo, uma vez que os aprovados no curso poderão ser contratados pela AES Sul.Para se inscrever basta enviar o currículo para o e-mail [email protected] no assunto do e-mail “CURSO DE ELETRICISTAS”. Os selecionados serão contatados pela empresa através dos telefones informados no currículo. O curso é gratuito e durante os estudos o aluno receberá hospedagem e alimentação.