Quéren viaja para Chapecó, onde participa da final do Oratória
Quéren viaja para Chapecó, onde participa da final do Oratória (Foto: divulgação)

Mato Leitão - Mal chegou Mayanne Theisen, de uma final nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), outra estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua (Emef SAP) parte para disputar a última etapa do concurso Oratória nas Escolas, em Santa Catarina. Quéren Kroth representara a Junior Chamber International (JCI) Venâncio Aires, na competição que ocorre nesta sexta-feira, 24, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.

Quéren viaja de carro, disponibilizado pela Prefeitura de Mato Leitão, acompanhada da mãe Raquel Tomaz de Assis Kroth e mais alguém da escola. Seu compromisso no município chapecoense será à tarde, devendo retornar em seguida para Mato Leitão. “Eu me esforcei bastante e espero ter bons resultados”, diz, lembrando que treinou muito em casa nestes últimos dias. Também tem contado com apoio da terapeuta ocupacional Marina Jantsch, de Venâncio Aires, rainha da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), além de integrante da JCI.

Mostratec

Além de Mayane Theisen e Quéren Kroth, outros estudantes da SAP se preparam para representar o município. Entre os dias 27 e 31, duas turmas da escola apresentarão seus projetos na feira de ciência e tecnologia da Fundação Liberato, em Novo Hamburgo. A Mostratec-Liberato ocorre no Centro de Eventos e Negócios (Fenac). Quéren, Matheus Casimiro da Costa e Luana Stéfany da Silva Fagundes pesquisaram sobre ‘Crotalária: uma forma natural para ajudar no combate à dengue’. Emili Maria Mariano e Luiza de Azeredo são responsáveis pelo trabalho intitulado ‘O papel ecológico do gambá e uma solução robótica para afastá-lo com respeito’.

Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.