Com informações de Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires.

Acontece na próxima quinta-feira, 24, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres, a partir das 13h30min, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, o evento é aberto à comunidade e contará com quatro eixos de debates. A expectativa é reunir indicativos municipais para políticas públicas de inclusão das mulheres e combate à violência.

Organizada pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, a Conferência Municipal é preparatória para o Fórum Estadual e para a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorre entre 15 e 18 de março de 2016, em Brasília.

Em Venâncio Aires, os debates iniciarão através de painéis. No primeiro debaterão Brigada Militar e Polícia Civil sobre o Posto de Atendimento a Mulher e Lei Maria da Penha. Em seguida, Ministério Público e Poder Judiciário são convidados a esclarecer as leis que regem o tema e, por fim, Poder Executivo apresenta seus serviços através do painel entre CRAS e CREAS.

Após os painéis, o público será dividido em quatro grupos temáticos que deliberarão sobre propostas e alternativas a cada eixo. Os temas de cada grupo são: I Contribuição do Conselho dos Direitos das Mulheres e dos movimentos feministas e das mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidade para as mulheres em sua diversidade e especificidade: avanços e desafios; II Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal: avanços e desafios; III Sistema político com participação das mulheres e igualdade; e IV Sistema Municipal de Política para as Mulheres: subsídios e recomendações.

A expectativa é que, até às 17h30, todo o debate esteja concluído e dez delegados eleitos (seis da sociedade civil e quatro do governo) para participação na Conferência Estadual.