Foto: Edemar Etges / Folha do MateÂngelo Hackenhaar tem produção de limão o ano inteiro
Ângelo Hackenhaar tem produção de limão o ano inteiro

O raleio ou desbaste de frutas consiste na retirada ou eliminação do excesso de frutas produzidas pela planta, bem como daquelas defeituosas ou não desejáveis. Objetiva ainda, deixar a produção em equilíbrio com o vigor e a capacidade da planta, mantendo melhores frutos, bem distribuídos, bem como, manter a capacidade produtiva para a safra seguinte.

O raleio, segundo o engenheiro agrônomo e chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar Vicente Fin, poderá ser adaptado ao tipo de intensidade de poda, ao sistema de condução, ao vigor da planta, à densidade do pomar, à fertilidade do solo, à situação fitossanitária, à disponibilidade de água, entre outros fatores. “Pode-se acreditar, às vezes, que a poda bem feita possa dispensar o raleio. Isso é praticamente impossível. Somente com a poda não se consegue deixar a quantidade adequada de frutas da melhor qualidade e na melhor distribuição”, salienta. Fin acrescenta que o raleio não é obrigatório para todas as espécies e cultivares. “Existem aquelas que não respondem bem a esta prática. Apresenta, no entanto, para outras, uma série de benefícios à produção e à qualidade das frutas, no transcorrer das safras.”

PRODUTOR

Com uma área de três hectares de frutíferas entre laranjas – 1,5 hectare e limão – 1,5 hectare, localizada em Santa Emília, o produtor Ângelo Hackenhaar, é um dos adotaram a prática. Ele observa que as floradas dos limoeiros ocorrem tês vezes por ano – em agosto, dezembro e março/abril e que após cada uma delas, ele faz o raleio de 100% das frutas. Com a prática, as árvores produzem fora de época e de forma escalonada. “Com isso, tenho produção de limão o ano inteiro e consigo atender o meu cliente”, afirma. Ele acrescenta que a produção de limão é a segunda atividade da propriedade, sendo a criação de suínos a primeira. Depois, vem a produção de laranjas e o milho que é colhido em grão e para silagem.

PRÁTICA

Fin observa que o raleio é uma prática que deve ser feita para evitar a alternância de produção, para obter frutos de maior tamanho, para evitar a quebra de galhos, aumentar a vida útil da planta e para aumentar a renda, pois se sabe que o mercado compra frutas de porte maior. Uma dica para fazer o raleio é a seguinte: nos ramos curtos, deixar somente uma fruta. Em ramos com quatro ou mais frutas, melhor deixar somente um ramo ou no máximo dois frutos. Em média, se procura deixar um palmo de distância entre os frutos.A época de fazer o raleio vai desde o final da caída natural dos frutos pequenos que ocorre aproximadamente em novembro, até janeiro ou fevereiro quando os frutos estiverem com dois a três centímetros de diâmetro.

TAMANHO DAS FRUTAS

Aumentar o tamanho é, sem dúvida, o principal e mais importante dos objetivos do raleio. Fin salienta que ele está intimamente ligado à relação folha/fruta, ou seja, o aumento do tamanho da fruta é diretamente ligado ao número de folhas. Em geral, no caso das rosáceas, cada fruta requer de 30 a 40 folhas para atingir um bom desenvolvimento. O número ótimo de folhas/fruta é dependente da eficiência fotossintética das folhas, assim plantas de pequeno porte apresentam folhas mais eficientes do que plantas de porte mais elevado, devido ao fato de que essas folhas estão expostas à luz solar direta por um período de tempo mais prolongado. O aumento do número de folhas/fruta para valores superiores a 50 parece produzir um efeito menor no tamanho e qualidade das frutas.

Saiba mais

700é o número de árvores da variedade de limão taiti.

250 é a quantia de plantas da variedade de limão siciliano.

250é o número de árvores da variedade de limão galego.

600 quilosé a quantia de limão que Hackenhaar colhe por semana.

30 caixasé a quantidade de caixas de 20 quilos colhidas pelo produtor por semana.

32 mil quilosé o total de limão que Hackenhaar colheu na safra passada.

80 toneladasna safra passada, o produtor colheu esta quantidade de laranjas.

1,5 milé o número de suínos que Hackenhaar cria por ano.