O prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 – ano-base 2023 iniciou em 15 de março e segue até 31 de maio. A expectativa é receber aproximadamente 43 milhões de declarações. No entanto, a Receita também reitera que o período é marcado por tentativas de golpes por parte de criminosos.
De acordo com a Receita, já foram identificadas campanhas maliciosas, com o intuito de induzir os usuários a baixar e instalar aplicativos falsos ou acessar links perigosos. O alerta foi emitido pelo Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR-Gov).
Segundo o contador Adriano Becker, da Lucamo Contabilidade, os criminosos encaminham e-mail para a vítima, alertando-a sobre possível irregularidade em suas informações do Imposto de Renda. Se a pessoa clicar no link enviado, pode ter suas informações fiscais, cadastrais e financeiras repassadas às quadrilhas por trás do golpe. “Uma das formas é o phishing, prática pela qual os usuários são induzidos a instalar um aplicativo invasivo ou código de computador que é projetado para infectar, danificar ou obter acesso a sistemas de computador, roubando informações”, comenta Becker.
Quando a pessoa recebe um e-mail com esse teor, o correto é ignorar ou eliminar o arquivo e, caso tenha dúvida, consultar um contador para diminuir eventuais riscos. Além disso, para evitar ser vítima de golpes, a recomendação do CTIR-Gov é que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal e utilize somente essa página para fazer sua declaração.
Golpes não são novidade
Becker afirma que, assim como a entrega do Imposto de Renda, esse golpe não é novidade e ele se intensifica neste período. A Receita ressalta que jamais envia e-mails e mensagens solicitando correções em declarações. Quando há erros reais na declaração, o contribuinte cai na chamada ‘malha fina’, sendo necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para corrigi-la. Essa informação pode ser acompanhada pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para iOS e Android.
Em Venâncio Aires já foram feitas 4.253 declarações em 2024. A projeção da Receita Federal é de receber 14.468 declarações.