Foto: Marcello Cassal/Agência Brasil
Foto: Marcello Cassal/Agência Brasil

A Receita Federal liberou nesta sextafeira, a consulta ao lote residual de restituição do imposto de renda. O crédito bancário será realizado no dia 31 de janeiro, somando R$ 864.839.095,60 para 268.144 contribuintes.

Desse total, R$ 402.884.365,32 será destinado a contribuintes que possuem prioridade legal, o que corresponde a 7.321 restituições para idosos acima de 80 anos, 52.525 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.519 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 16.003 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, 125.751 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Foram contempladas ainda 61.995 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.

Como consultar o lote residual de restituição do imposto de renda

Para consultar a restituição, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível utilizar o aplicativo da Receita Federal para tablets e celulares.

A página apresenta orientações e canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento acessado no e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte poderá retificá-la, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.​

Se os dados bancários informados estiverem incorretos, o pagamento será suspenso e o contribuinte deverá reagendar o crédito por meio do Banco do Brasil. Se o valor da restituição não for resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal.

*Com informações do gov.br
Artigo gerado com IA, revisado e editado por Manoela Carvalho