Receptadores são o alvo da polícia, em Venâncio

-

Os frequentes furtos praticados em empresas do Distrito Industrial (DI) foi o tema central da reunião do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), realizada terça-feira à noite, na sede social do posto Chama. Além de apontar os problemas, o presidente Flávio Bienert, demais membros da entidade e convidados buscaram soluções. Uma delas foi de fazer um cadastro com todos os responsáveis pelas empresas desativadas; e a outra, descobrir quem são os receptadores, pois os ladrões estão quase todos identificados.

Por conta da crise e de outros entraves, algumas empresas instaladas no DI fecharam suas portas, deixando fortunas em máquinas e equipamentos em seu interior. Audaciosos, os ladrões começaram a invadir e saquear o patrimônio destas empresas. “Primeiro pegavam fios e objetos pequenos, mas agora estão levando máquinas de grande porte e se nada for feito, a situação vai piorar ainda mais”, desabafou Bienert.

O presidente do Consepro citou um fato presenciado por pessoas que trabalham no DI e às margens da RSC-453. “Uma pessoa invadiu uma destas empresas com um trator, engatou uma corrente em uma esteira e a puxou até o bairro Battisti, pelo acostamento da rodovia. Eles perderam completamente a vergonha”, disse. Além dos danos e furtos, seguiu Bienert, os ladrões afrontam e intimidam as pessoas que presenciam os furtos.

Presente na reunião, a capitão Michele da Silva Vargas explicou que as rondas diárias seguem sendo feitas e foram intensificadas na região do DI. Tanto que algumas pessoas já foram presas e veículos, apreendidos. A última foi uma caminhonete que estava prestas a ser carregada com máquinas pesadas. Os brigadianos chegaram no local e os ladrões fugiram correndo, abandonando o veículo.

O proprietário foi identificado e no dia seguinte foi até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e registrou que sua caminhonete tinha sido furtada. Já tentou reavê-la, mas o delegado Felipe Staub Cano ainda não a devolveu. “Ainda estamos investigando o caso”, mencionou o titular da Delegacia de Polícia.

Registros 

Uma das preocupações do delegado Cano e da capitão Michele é a quem recorrer quando se prende alguém transportando máquinas e outros equipamentos, supostamente furtados de empresas do DI. “Na maioria das vezes não há registros na DPPA e então não temos muito o que fazer”, explicou o delegado.

Mesmo assim, agentes da Polícia Civil, com auxílio de integrantes do serviço de inteligência da BM, investigam os casos. A intenção é de chegar aos receptadores. “Precisamos saber quem compra este material e estas máquinas”, argumentou o empresário Adalberto Hammester.

Síndicos 

Preocupado com a situação do desmonte do patrimônio das empresas (massa falida), o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto disse que é preciso cobrar providências dos síndicos. Uma das maneiras de fazer isso, comentou o delegado Cano, é criando um cadastro com os nomes de todos os responsáveis pelas empresas. “Assim saberemos com quem entrar em contato quando for necessário”, comentou.

Aproveitando a oportunidade, o promotor – assim como outras pessoas que estavam na reunião – falou sobre as reclamações recebidas de moradores do acesso Dona Leopoldina e arredores. “Alguma providência precisa ser tomada, antes que alguém seja morta por conta destas brigas rotineiras”, disse. Pedro Porto se referiu especificamente a vídeos postados nas redes sociais no fim de semana passado, mostrando uma briga generalizada, próximo ao bar Tombei.

Auxílio 

O prefeito Giovane Wickert voltou de Porto Alegre e participou de parte da reunião. Ele também falou sobre a perturbação do sossego e ressaltou que sobre o Tombei, os problemas são externos. Questionado por Bienert sobre um possível repasse de verba para auxiliar o Consepro, disse que pretende colaborar com a entidade. Wickert também citou a possível implantação da guarda municipal, em 2019.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido