Com informações de Daiana Nervo/AI Prefeitura.

A Administração Municipal de Venâncio Aires e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) assinaram, nesta semana, novo contrato que trata das obras de

Foto: Daiana Nervo / AI PrefeituraPrefeito Airton Artus, secretário do Planejamento, Celso Knies, e gerente local da Corsan, Ilmor Dörr assinaram o contrato que trata das obras de responsabilidade da estatal
Prefeito Airton Artus, secretário do Planejamento, Celso Knies, e gerente local da Corsan, Ilmor Dörr assinaram o contrato que trata das obras de responsabilidade da estatal

responsabilidade da Corsan no projeto de pavimentação de sete bairros incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).

O contrato de R$ 3,516 milhões permitirá à Corsan ampliar a rede coletora de esgoto para quase dez quilômetros de ruas que serão pavimentadas pela Prefeitura em 2015 e 2016.

O projeto original da Corsan visava levar coleta e posterior tratamento de esgoto especialmente na região central da cidade, onde as obras de instalação da rede coletora já acontecem há cerca de cinco anos. Com o PAC, no entanto, o projeto foi ampliado também para as ruas que recebem novas pavimentações nos bairros, o que permitirá a Venâncio Aires sair do zero em atendimento de esgoto para até 40% do esgoto tratado nos próximos anos.

O contrato para redes coletoras evitará que se mexa nas novas pavimentações para posterior instalação da Corsan. Com isso, a companhia, apesar de desembolsar valores substanciais no momento, evitará o desgaste de abrir e fechar pavimentos, como ocorre atualmente no centro da cidade.

As obras de pavimentação do PAC das quais se tratam a rede coletora compreendem os bairros Brands, Macedo, Coronel Brito, Morsch, União, São Francisco Xavier e Diettrich. O valor total do investimento, com recursos federais e municipais ultrapassa R$ 13,6 milhões.