
Os constantes trabalhos executados pela Corsan transformaram alguns bairros de Venâncio Aires em verdadeiros canteiros de obras nos últimos meses. Enquanto algumas estão em andamento e sem previsão para terminar, outras estão em processo de licitação e podem sair do papel em breve.
Uma delas é a nova rede de água ao longo das ruas General Osório e Fernando Manoel Schwingel, entre o Centro e o bairro Santa Tecla, mais precisamente entre as ruas Assis Brasil e Guido Paulo Schmidt. Em um trecho de 1.740 metros, no lado esquerdo do sentido leste-oeste, será instalada uma rede de 110 milímetros.
Mas, antes que o venâncio-airense imagine que tudo possa ser cavado e mexido na rua General Osório recém asfaltada, a Corsan garante que isso não será feito. Nesse caso, a solução não evitará buracos, mas eles serão feitos nas calçadas. Do lado direito no sentido leste-oeste, também será instalada uma nove rede, essa menor, de 60 milímetros. Serão 1.250 metros, para o abastecimento direto nas casas.
Segundo o gerente local da Corsan, Ilmor Dörr, a atual rede de água é precária e a nova irá melhorar o abastecimento do bairro Santa Tecla. “Essa rede será a partir de um poço junto à rua Assis Brasil e passará, futuramente, pelo novo reservatório que será instalado na Carlos Wagner.”

RESERVATÓRIOSO reservatório de água da rua Carlos Wagner mencionado pelo gerente da Corsan é um dos novos que devem ser instalados na cidade. Além dele, a expectativa é pela instalação de um com capacidade para 500 mil litros, próximo à Escola Municipal de Educação Infantil do bairro Bela Vista. “Também encaminhamos o pedido para um novo reservatório, de inox, para Vila Mariante, de até 100 metros cúbicos”, revela Ilmor Dörr.
Atualmente, a cidade tem seis reservatórios de água: junto à Estação de Tratamento de Água (um milhão de litros), dois próximos ao Colégio Oliveira (250 mil litros cada) e três na parte alta da rua Visconde do Rio Branco (dois de 250 mil litros e um de 30 mil litros).