Pacientes de Venâncio Aires que necessitam de consultas e procedimentos de Oftalmologia deixarão de viajar aproximadamente 160 quilômetros – até Faxinal do Soturno, cidade que é a referência para municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) na especialidade, atualmente -, para se deslocarem cerca de 35 quilômetros até o local dos atendimentos. Uma mobilização regional está encaminhando a mudança da referência para Santa Cruz do Sul, em uma negociação com o Hospital Santa Cruz.

Foto: Assessoria Edson Brum  Deputado se reuniu com a diretoria do Hospital Santa Cruz e também com a coordenadora regional de Saúde, Mariluci Reis
Deputado se reuniu com a diretoria do Hospital Santa Cruz e também com a coordenadora regional de Saúde, Mariluci Reis

Em reunião ocorrida na tarde de ontem – que contou com a participação da cúpula do Hospital Santa Cruz; coordenadora da 13ª CRS, Mariluci Reis; e deputado estadual Edson Brum (PMDB) – na casa de saúde santa-cruzense, as lideranças regionais encaminharam a documentação para a transferência de recursos estaduais de Faxinal do Soturno para Santa Cruz e, agora, precisam ainda superar etapas burocráticas para a concretização da mudança. “O processo está tramitando de forma bastante ágil”, comenta Brum.

O deputado afirma que trabalhava “silenciosamente” há 90 dias nesta situação e espera ainda para o mês de setembro a confirmação da alteração na referência. “Os municípios da 13ª Coordenadoria de Saúde têm gastos significativos com transporte de pacientes. Além de aliviar as prefeituras, teremos geração de emprego e renda na região”, analisa o peemedebista, acrescentando que a Coordenadoria “fez um trabalho elogiável, reunindo toda a documentação necessário, o que vai acelerar o processo de remanejo”.

>> Medida refletirá em economia de transporte para a Prefeitura

APROVAÇÃOA coordenadora Mariluci Reis reforça que os gestores da região concordam com a alteração e que o levantamento do quantitativo financeiro está sendo executado para que os serviços de oftalmologia venham para Santa Cruz do Sul. “Estamos falando de todos os procedimentos de alta complexidade que hoje são realizados em Faxinal do Soturno. Quando a especialidade foi referenciada, não houve prestador interessado, o que levou o serviço para mais longe dos municípios da região. A situação é outra, agora”, diz.

Mariluci salienta que, mesmo com a sinalização positiva dos gestores regionais, a alteração passará pelo crivo da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIRS) e, posteriormente, por uma análise a nível estadual, feita pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Estas duas etapas, crê Mariluci, serão vencidas até setembro. Após é que será oficializada a posição da Secretaria Estadual de Saúde para a alteração.