Os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento começam a debater, nesta semana, as demandas regionais para o orçamento estadual de 2014. Esta é a primeira etapa do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã (PPC), antiga Consulta Popular, promovido pelo governo do Estado.

O Corede Vale do Rio Pardo promove reunião no dia 21 de maio, as 13h30min, na Unisc, em Santa Cruz do Sul. Neste encontro serão definidas as datas das assembleias municipais, que reúnem as comunidades locais para definir as demandas de cada município em diferentes áreas prioritárias. Também é durante o encontro municipal que são escolhidos os delegados que representarão Venâncio Aires no Fórum regional, que define o rateio dos mais de R$ 8,6 milhões previstos para o Vale do Rio Pardo.

No ano passado, a assembleia municipal reuniu mais de 600 pessoas no pavilhão de eventos São Sebastião Mártir. O número de participantes cadastrados garantiu a indicação de 20 delegados. Foram defendidas as prioridades de Venâncio dentro de dez temáticas, além de cinco projetos estruturantes. Estas demandas foram levadas para o Fórum regional, quando é decidida as prioridades que constarão na cédula de votação.

A Participação Popular e Cidadã tem seu momento máximo marcado para os dias 6 e 7 de agosto, com votação presencial em diversos pontos do município e pela internet. Os projetos são divididos nas áreas de segurança pública, saúde, desenvolvimento rural, educação básica, profissional e técnica, desenvolvimento social e erradicação da pobreza, educação superior, irrigação e desenvolvimento econômico. Todos eleitores podem participar.

Com a licença de Celson Ferreira, que assumiu cargo no governo do Estado, quem responde pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento de Venâncio Aires (Comude) é o vice-presidente do conselho e secretário da Fazenda, Vilmar de Oliveira.

Ciclo do Orçamento 2013/14

25/04 – Início das Audiências Públicas Regionais (28 coredes) 15/05 – Início das Assembleias Municipais – 497 municípios do estado Julho – Fóruns Regionais da Participação Popular e Cidadã 06 e 07/08 – Votação de Prioridades 2014  (presencial e pela internet)15/09 – Entrega da PLOA 2014 à Assembleia Legislativa