No sábado, 25 de fevereiro, a Sociedade Lomba Grande, em Novo Hamburgo sediou o 35º Seminário Estadual de Prendas. O evento foi realizado na casa da 2ª Prenda do Rio Grande do Sul , Jenifer Canabarro, que acompanhada pela gestão, com apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), coordenador da 30 Região Tradicionalista (30ª RT), Carlos Moser, patronagem da entidade e apoiadores, recebeu jovens das 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Antes abertura dos trabalhos, as autoridades tradicionalistas e jovens receberam os cavaleiros da 30ª RT que realizam a Cavalgada, alusiva à Semana da Paz.
24ª REGIÃO
Entre os cerca de 700 jovens, uma comitiva da 24ª RT participou do Seminário, acompanhada da coordenadora da Região, Luce Carmen da Rosa Mayer; da diretora cultural, Mariele Ferreira e familiares.
No grupo, de Venâncio Aires, representantes do Centro de Tradição (CTG) Erva-Mate e Chaleira Preta e o Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) Piazito da Tradição. De Arroio do Meio, o CTG Querência do Arroio do Meio; e de Encantado, o Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi. que teve também a presença da diretora cultural da entidade, Dolores Cornelli dos Santos.
Palestras
O historiador e comunicador, Rogério Bastos abordou ‘O sentido e o valor dradicionalismo’, de Luiz Carlos Barbosa Lessa, e ‘O sentido eo alcance social do tradicionalismo’, de Jarbas Lima, em sua palestra. Já Priscila Bresolin Tissot, abordou o ‘Plano Vaqueano, de Hugo Ramirez, e o Palno de Ação Social, de Onésimo Carneiro Duarte.
Na parte da tarde, a gestão de Prendas e Peões Estaduais, comandaram uma gincana cultural, envolvendo todos os jovens, que a partir das orientações fornecidas desenvolveram os trabalhos e apresentaram aos demais.
Obra
Ainda durante o Seminário ocorreu o lançamento do livro ‘Nativismo- um fenômeno social gaúcho’, de Luiz Carlos Barbosa Lessa, escrito por Rogério Bastos (Bastos Produções), com projeto gráfico e diagramação da jornalista, Liliane Pappen Bastos. A obra, em sua terceira edição, vem acompanhada de um documentário realizado por Bastos. A produção da obra tem os recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Cultura RS, FAC – Fundo de Apoio à Cultura. Cada entidade que lá esteve retornou com um exemplar, gratuito, para integrar suas bibliotecas.
Durante os meses de março e abril, Bastos estará palestrando em diversos municípios, quando estará em exposição o documentário de Luiz Carlos Barbosa Lessa. Segundo, o palestrante, no dia 5 de abril, Venâncio Aires será contemplado com a palestra e exposição, na Câmara de Vereadores. De acordo com a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen Mayer, nos próximos dias será divulgado o Card do evento.