Desde que o ex-prefeito de Rio Pardo, Fernando Henrique Schwanke, foi anunciado como um dos secretários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é grande a expectativa sobre a forma que os interesses locais chegarão a Brasília e vice-versa.
Agricultura familiar, produtividade, incentivos e, claro, fumicultura, devem ser assuntos recorrentes nos corredores do MAPA. Assim já ocorre na região, onde a palavra ‘tabaco’ é inerente a qualquer discussão e, às vésperas de mais uma edição da Expoagro Afubra, não há como fugir do assunto.
Por isso, ao responder sobre qual o tratamento que seria dado ao setor pelo novo governo eleito, Schwanke foi categórico: a fumicultura deve ser tratada de maneira igualitária entre as cadeias produtivas. “O Governo Federal não quer dar um tratamento diferenciado, mas sim igual. Também não quer trabalhar contra um setor que é importante para a nossa economia e 89% da produção é exportada. Tudo será considerado, porque os olhos do Vale do Rio Pardo estão todos os dias dentro do Ministério da Agricultura.”
O secretário Nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo esteve ‘em casa’ nesta sexta-feira, 1º, onde participou do lançamento 19ª Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. Ele não adiantou maiores detalhes sobre incentivos, mas disse que o Governo pretende fortalecer algumas linhas de crédito específicas – no caso da fumicultura – dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Tem coisa para ser revista. Estamos analisando e certamente teremos novidades no Plano Safra.”
AGRICULTURA FAMILIAR
No lançamento da Expoagro, o secretário do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, foi convidado para uma espécie de palestra, intitulada de “Pequenos produtores, grandes produções”, onde apresentou números da agricultura familiar e rentabilidade. De acordo com os dados apresentados, a agricultura familiar representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Para Venâncio Aires, por exemplo, que é a segunda cidade do Rio Grande do Sul em número de propriedades rurais produtivas – 4.367 estabelecimentos agropecuários contra os 8.075 da líder Canguçu – , o interesse é grande no que pode ou não pode acontecer. “É uma das prioridades continuar as políticas de apoio ao pequeno produtor rural, com foco, principalmente, na transformação e na industrialização para acesso ao mercado.”
Ainda conforme Schwanke, o assunto não sai do ouvido da ministra Tereza Cristina. “Isso é repetido constantemente. O setor da agricultura familiar mantém 40% dos produtores no meio rural no Vale do Rio Pardo e gera renda, contribui com o PIB. Isso não será ignorado.”
Premissas do Mapa
Entre os objetivos do Governo Federal, está o acesso ao mercado, a desburocratização, deixar as cadeias produzirem (sem atrapalhar), aumentar as exportações de valor agregado, parcerias com a iniciativa privada, foco na geração de renda e seguro rural.
“O agronegócio brasileiro sem as pequenas e médias propriedades rurais seria como as cidades sem as micro e pequenas empresas.”FERNANDO SCHWANKESecretário Nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura
Cerca de 400 pessoas no lançamento da Expoagro
A 19ª Expoagro Afubra, que será realizada nos dias 26, 27 e 28, teve seu lançamento oficial nesta sexta-feira, 1º. Cerca de 400 pessoas de mais de uma centena de municípios, estiveram no Parque de Exposições, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, onde também participaram de um almoço de confraternização.
Além das lideranças da Afubra, entidades ligadas ao setor rural e prefeitos, o evento contou com a participação deputados federais, como Heitor Schuch (PSB) e Alceu Moreira (MDB) – presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) – , e o senador Luis Carlos Heinze (PP).
A 19ª Expoagro Afubra terá como tema Tecnologias para o Campo: Gestão. Segundo o presidente da Afubra, Benício Werner, é importante que os produtores pensem cada vez mais na administração da sua propriedade. “O que a feira quer, cada vez mais, é mostrar para os produtores que tudo é possível dentro de uma boa gestão. Há muitas entidades que já o fazem e essas parcerias devem se fortalecer ainda mais.”
INAUGURAÇÃO
Entre as novidades da próxima Expoagro, está a inauguração do pavilhão da Agricultura Familiar. A estrutura, com 1.500 metros quadrados, promete mais conforto às agroindústrias familiares. O local foi construído a partir de emenda parlamentar do deputado federal Heitor Schuch. Trata-se de um convênio com o Ministério da Agricultura (repasse de R$ 926.250), mais uma contrapartida do município, em parceria com a Afubra, (R$ 40.246).