Foi confirmado, hoje, o primeiro caso de gripe A (H1N1) em Venâncio Aires. Segundo informado através da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura, a vítima é um homem de 38 anos, morador da área urbana do município.
O homem não fazia parte do grupo prioritário, não havia se vacinado e não teve nenhuma doença prévia. Após apresentar sintomas como dor de garganta, febre e tosse seca, ele esteve internado no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) onde teve a secreção coletada e enviada para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre, de onde veio a confirmação da doença. Além disso, ele recebeu tratamento, mas já recebeu alta do HSSM.
O período da Campanha Nacional de Vacinação já encerrou, mas segundo informado pelo setor de Vigilância Epidemiológica, existem doses disponíveis para a população na ESF 1 Caic.
Somente em 2019, o município já teve nove casos investigados e apenas um confirmado. Em 2018, foram 21 casos investigados, quatro casos positivos e nenhum óbito.