
Venâncio Aires - A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) deu início a mais um processo eleitoral da reitoria, desta vez pelo sistema digital e com escolha simultânea dos chefes de departamentos e coordenadores dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação. Mais de 8,4 mil estudantes, professores, técnicos administrativos e membros da Assembleia Geral Comunitária da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc) estão aptos a votar no dia 11 de novembro, das 8h às 20h. Ontem, 24, o reitor e candidato a reeleição, Rafael Henn, esteve no estúdio da rádio Terra FM, participando do programa Terra em 1 Hora, apresentado pelo jornalista Carlos Roberto de Oliveira, onde falou sobre desafios do ensino superior e apresentou algumas propostas para o período de 2026/2029.
Henn concorre em chapa única com a atua vice Andréia Rosane de Moura Valim. Durante entrevista, ele fez breve relato das dificuldades enfrentadas pela atual gestão, iniciada em 2022, ao término da pandemia do Covid-19, vindo de um período de queda brutal de alunos em decorrência da suspensão temporária do Financiamento Estudantil (Fies). Em seguida, sentiu o impacto de dois anos com enchentes, 2023 e 2024, chegando ao momento atual em que a reitoria vem consolidando o que chama de quarto pilar de desenvolvimento da educação superior: a prestação de serviços comunitários, somando-se ao ensino, à pesquisa e à extensão.
A campanha eleitoral, segundo Henn, abriu possibilidade de a atual reitoria fazer retrospectiva e avaliar o que foi realizado e o que faltou realizar no período. “A ideia da segunda gestão é partir para investimentos e ampliações, que não tivemos como fazer anteriormente.” Um plano de gestão vem sendo apresentado por ele e pela vice Andréia, com 12 eixos estratégicos, construído em parceria com a comunidade acadêmica.
Um dos pontos que a dupla não abre mão, é a qualidade do ensino, assegurando currículos atualizados e coerentes com a legislação educacional, sejam presenciais, semipresenciais e à distância (EADs), e a formação permanente de docentes. O reitor chama atenção para uma demanda apresentada por alunos: a criação de espaços de convivência dentro da Universidade e de cozinhas de uso coletivo. “É uma mudança de comportamento”, diz, lembrando que muitos estudantes se deslocam para a universidade após o trabalho e precisam de locais para ficar até o início das aulas.
Outra questão debatida é a permissão ou não da inteligência artificia no âmbito acadêmico. “A discussão é o quanto o uso contínuo da IA está tirando a capacidade que o aluno tem de raciocinar, de decidir.” Henn observa que não há como negar essa tecnologia, mas que pretende avaliar, em sua gestão e com responsabilidade, formas de integrar o tema aos currículos escolares. Inclusive, faz parte da relação de novidades para o próximo vestibular, o curso de Inteligência Artificial e Ciência de Dados, que será instalado, inicialmente, no campus de Montenegro, com possibilidade de estender-se para Venâncio Aires.
A ampliação de projetos de extensão na Capital Nacional do Chimarrão é outro elemento do plano de gestão. Henn citou várias ações de suporte e qualificação do ensino, implementadas em Santa Cruz do Sul, que poderiam se somar aos executados em Venâncio, em todas as áreas de abrangência da universidade. Com relação à pesquisa, observou que a Unisc promove muitos estudos em todas as áreas de conhecimento e, em especial, nas nove áreas do Programa de Mestrado e sete do Doutorado.
A prestação de serviço comunitário, quarto pilar do ensino superior, vem possibilitando aporte de recursos que antes a instituição não tinha e o enfrentamento à queda de receita das mensalidades, que passou de 92% para 80% nos últimos anos. “Para fazer extensão, pesquisa e ensino, para ajudar as comunidades, têm que ter dinheiro. Uma instituição em crise, não consegue ajudar.”
Novos cursos
Para o Vestibular de Verão, marcado para 6 de dezembro, as inscrições encerram no dia 1º do mesmo mês. No campus de Venâncio Aires, serão oferecidos, além de Direito, os cursos de Administração e Ciências Contábeis, que existiam mas não estavam sendo ofertados, Geografia, História, Pedagogia e Serviço Social, possibilitados a partir do marco regulatório do EAD, que criou sistema semi-presencial – parte das aulas na universidade, parte online.
Em outros campi, a Unisc oferece cursos de Terapia Ocupacional, em Santa Cruz do Sul; Inteligência Artificial e Ciência de Dados, em Montenegro, e Engenharia Biomédica nos dois campi.