Na manhã da sexta-feira, 1º, o vereador Emanuel Helfer Kroth (PT) foi apresentado pelo prefeito Helio de Queiroz e demais autoridades como secretário de Saúde do município, cerimônia que ocorreu nas dependências da Unidade Básica de Saúde (USB). Porém, segundo o chefe do Executivo, ele não chegou a ser nomeado, pois aguardava pela aprovação do seu afastamento da Câmara pelos demais vereadores.
“Apresentamos o vereador como secretário para ele já ir tomando pé da situação e assumir o cargo após a aprovação por parte do Legislativo do seu requerimento de afastamento dos trabalhos parlamentares. A Tatiane Helfer continua sendo a secretária enquanto esse impasse não se resolve”, afirmou Queiroz.
REQUERIMENTO REJEITADO Na sessão ordinária realizada quarta-feira, 6, o presidente do Legislativo Elisio Machado (PP) colocou o requerimento do vereador Emanuel Helfer Kroth enviado na semana passada em votação, o qual pedia sua licença para deixar o cargo, para assumir a Secretaria da Saúde e convocar vereador suplente. Porém, a maioria votou contra, sendo quatro votos contrários, dois a favor e uma abstenção.
Com isso, segundo o presidente, conforme o regimento interno da Câmara, ele não poderá deixar o cargo de vereador e deverá retornar ao trabalho de parlamentar na próxima sessão, sendo que será informado oficialmente do resultado, pois não se fazia presente na sessão.
A vereadora Núbia Kaufmann Bartz (PDT) argumentou durante a sessão que não entende o porquê da Câmara ter recebido um requerimento solicitando a liberação por parte dos vereadores para que Emanuel Kroth assumisse a secretaria da Saúde, se a posse já havia acontecido na sexta-feira, 1º, na presença de várias autoridades e convidados. “Inclusive o vereador Airo Fonseca (PTB) elogiou o trabalho do seu colega Emanuel à frente da Saúde durante sua fala no grande expediente, o que demonstra que ele já está atuando como secretário. Entendo que este requerimento deveria primeiro ter passado pela Casa, para depois realizar a posse. Estão passando por cima do regimento interno do Legislativo, e o colega Emanuel, sempre cobrou para levarmos o regimento a sério”, argumentou Núbia.
Ela também cobrou que o vereador Emanuel Kroth é relator da CPI que está em andamento na Câmara, e que, portanto, não deveria se afastar das suas funções antes do encerramento das investigações.
O vereador e aspirante ao cargo de secretário de Saúde Emanuel Helfer Kroth, disse que irá se manifestar na próxima semana, esclarecendo todos os fatos que envolvem sua apresentação na saúde e a não aprovação do seu requerimento por parte dos colegas de Câmara.