Renovação, amor e fertilidade no ano de Oxum; veja as previsões para 2022

-

Um ano mais calmo, de esperança, renovação e amor. Assim promete ser 2022, ano sob a regência de Oxum, a orixá que é a rainha da água doce. A venâncio-airense Yara Maria da Rosa dos Santos, 61 anos, segue o legado da mãe na Umbanda, e pratica a religião há 41 anos. Yara de Oxum, como é conhecida, explica que as características de Oxum – que é considerada a orixá da beleza, do amor, da prosperidade e da fecundidade, associada a questões sentimentais – devem estar presentes em 2022.

Oxum é a orixá que regerá o ano de 2022 (Foto: Divulgação)

“Como uma mãe, ela é doce, meiga, mas dá força para seus filhos irem além, e quer tudo certo. Será um ano bom para quem merece. Um ano bom para a espiritualidade e também para o material, com prosperidade”, explica Yara, que consulta as cartas para fazer previsões.

A regência de Oxum também deve refletir em um ano bom para a fertilidade, com muitas mulheres grávidas, e também para casamentos, já que favorece a paixão e o amor. “Muitos relacionamentos podem começar e fluir”, comenta Yara.

“Oxum é mãe. É orixá da força. Ela é doce, meiga, dá força para ir além, mas quer tudo certo, por isso as pessoas vão conquistar seus ideais, o que é do seu merecimento. Será um ano bom para quem merece.”
YARA DE OXUM

A ialorixá Rejane Rodrigues de Oyá também reforça que o ano regido por Oxum será positivo para uniões, amor, paixão, gravidez, nascimentos e novos relacionamentos. “Mas, também, muito possivelmente, em função das pessoas, haverá relacionamentos mais curtos”, pondera.

Rejane esclarece que Oxum “é oxirá amoroso, da renovação e da prosperidade, que cura as feridas e as aflições dos filhos”. Nesse sentido, o ano que terá a energia dela deve ser um pouco melhor do que os dois últimos. “Como é ligada à água doce, a tendência é de um ano mais calmo”, destaca ela, que integra a religião de matriz africana Nação, há 45 anos, e joga cartas ciganas.

Entenda

• Os orixás são divindades cultuadas nas religiões de matriz africana, como Umbanda, Candomblé e Nação.
• Cada orixá rege um dia da semana.
• O dia de Oxum é sábado. Como 2022 começa em um sábado, ela é a regente do novo ano.
• A cor de Oxum é o amarelo. Por isso, vestir uma roupa amarela na virada de ano é uma forma de estar em sintonia com o orixá que regerá o ano e atrair boas energias.
• No sincretismo religioso, Oxum é a Nossa Senhora Aparecida da religião católica.

Pandemia de Covid-19

Todas as fontes consultadas pela Folha do Mate sobre as previsões para 2022 foram enfáticos: a pandemia de Covid-19 não acaba no próximo. “A pandemia vai se acalmando, mas temos que cuidar”, afirma Yara de Oxum. Ao encontro disso, a ialorixá Rejane de Oyá também reforça a necessidade de manter os cuidados. “Não com a mesma intensidade, com tantas mortes, mas a pandemia segue. Se não forem mantidos os cuidados e a imunização, vai ter problema, sim. O Carnaval pode gerar um problema muito sério”, alerta.

Por meio do jogo de búzios, o babalorixá Sandro de Oxum prevê o surgimento de um tratamento eficaz e de novas vacinas, com melhor proteção. “O vírus não some, vamos ter novas variantes, mas vão existir mais recursos para a pandemia, mais controle e combate. É o ano em que começa a se formar a virada contra o vírus, quando ele começa a ser combatido, não apenas controlado”, destaca. Ele também afirma que novos escândalos com relação à pandemia devem ser divulgados.

Sandro de Oxalá: “Pandemia não termina, mas vão existir mais recursos para combater o vírus, tratamento mais eficaz” (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Eleições e política brasileira

A partir da consulta nas cartas, a ialorixá Rejane de Oyá afirma que o presidente Jair Bolsonaro deve ter bastante dificuldade de governar e deve encarar falta de apoio político. “Há risco de queda de alianças com outros países, especialmente por conta da teoria negacionista da pandemia, que é mal vista por outros países”, comenta.

Ela também destaca a possibilidade de briga política acirrada, que gerará complicações. Com relação à eleição presidencial, afirma que “vai haver uma mudança política bem importante”. O babalorixá Sandro de Oxalá, por meio do jogo de búzios, também prevê um ambiente político conturbado, com muitos conflitos e brigas, além de fake news, especialmente próximo ao período eleitoral. “Vejo um retrocesso no campo político, especialmente na questão ética e moral”, pontua.

Previsões para a economia

Conforme o babalorixá Sandro de Oxalá, a economia brasileira começa a dar uma reagida. “2022 tende a ser um ano melhor para a economia, porém, isso não significa que terminam as dificuldades. Pelo contrário, elas aumentam”, enfatiza, ao alertar a necessidade de as pessoas se readaptarem a uma nova economia, à recessão, e terem autocontrole. “Não vejo preços diminuindo, caindo, tendência é subir.”

rejane de oyá venâncio aires
Rejane de Oyá: “2022 será um bom ano para ganhar dinheiro com empreendedorismo” (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

As previsões de Rejane de Oya são na mesma linha. “Não se vê diminuição da inflação, diminuição nos custos de alimentação e gasolina. Por isso, a orientação é ter cautela na área financeira.”

Outro aspecto destacado por Sandro de Oxalá é que o país não será bem visto no exterior, o que pode resultar em entraves econômicos. “Por conta de desavenças com outros países, relacionado à forma como foi lidado com a pandemia, é possível uma punição indireta de países ao Brasil pela forma como o governo lidou com a pandemia.”

Ano bom para o empreendedorismo

Como a geração de emprego ainda não será satisfatória, a tendência é de que muitas pessoas vão buscar empreender em 2022. “O ano será muito bom para o comércio”, afirma a taróloga terapêutica Fernanda Nascimento. Além disso, ela explica que será um ano voltado a estudar, buscar mais conhecimento sobre a área que deseja empreender, o plano B. O tarô também indica que as áreas de marketing, comunicação e publicidade estarão em evidência. “Será um ano muito ligado à arte e comunicação.”

Na mesma linha, a ialorixá Rejane de Oyá explica que a orixá Oxum está ligada ao progresso, ao dinheiro e a prosperidade. Nesse sentido, 2022 promete ser um ano bom para quem empreender, principalmente nas áreas de comida, bebida, diversão e beleza. “As pessoas estarão mais interessadas em viver, até em função dos últimos dois anos de pandemia. Por isso, o lazer e o bem-estar estarão em primeiro lugar. Quem empreender neste tipo de área, de lazer, comida, bebida, diversão ou beleza, vai ser muito favorecido”, comenta a ialorixá Rejane de Oyá. “O ano regido por Oxum será bom para finanças, investimentos, principalmente na área do comércio”, complementa Sandro de Oxalá.

“Por ser orixá de água doce e calma, Oxum vem trazer calmaria, amor, mais compreensão entre as pessoas, mas também progresso, pois vem trazendo o dinheiro. Será um ano muito bom para ganhar dinheiro com empreendedorismo, principalmente nas áreas de comida, bebida, diversão e beleza.”
REJANE RODRIGUES DE OYÁ
Ialorixá

Outros destaques das previsões para 2022

Por Sandro de Oxalá
• Devem surgir mais notícias com relação a superfaturamentos, desvios de dinheiro na educação e
desfalques na saúde do país.
• Na educação brasileira, ele prevê uma nova conduta, um projeto que cria uma perspectiva de melhora a longo prazo.
• O Judiciário deve ter um destaque maior em 2022. “Veremos o STF tomando mais postura à frente de algumas situações ao longo do ano.”
• A agricultura em Venâncio Aires deve ser favorecida, especialmente na safra de grãos.

Previsões para Venâncio Aires

• De acordo com a ialorixá Rejane de Oyá, na contramão do Brasil e Rio Grande do Sul, Venâncio Aires deve ter melhorias, principalmente na área da saúde, e especialmente no fim do ano. No entanto, ela prevê que haja quebra de alianças importantes e muita briga política.
• Yara de Oxum, por sua vez, observa que pode haver crescimento de emprego em Venâncio, mas as coisas ainda “vão devagar”. Ela afirma que é necessário haver uma mudança geral, para que o município atinja o patamar que merece.
• Sandro de Oxalá prevê melhorias na economia do Município e na questão financeira da Prefeitura, ao contrário dos últimos anos. Também destaca a tendência de melhoria no sistema de saúde de Venâncio. “Não significa que não vai ter problemas, mas 2022 tende a ter menos problemas e mais soluções”, define, ao ressaltar que a tendência da gestão municipal sendo efetiva, com a busca de soluções e o fortalecimento da economia.

Rio Grande do Sul

Para o Estado, Rejane de Oyá prevê dificuldades econômicas e de emprego. “A melhoria pode ocorrer, mas só após metade do ano. O cenário político também terá mudança”, diz.
Sandro de Oxalá prevê um ano estagnado para o Rio Grande do Sul, principalmente para a economia. “Vejo a máquina do Estado quebrada e o governador Eduardo Leite não permanece.” Além disso, ele prevê a possibilidade de um atentado contra um político de alto escalão do Governo do Estado.

LEIA MAIS:

Na regência de Mercúrio e com a energia de Áries, 2022 será um ano para recomeçar e conciliar



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido