O objetivo é de manter as condições das ruas de Venâncio Aires, sem a tradicional buraqueira que ocorre após melhorias na rede de água ou saneamento. Pela proposta, serão realizadas com equipes do município, sistemas de rondas para verificar a recolocação das pedras do calçamento, a fim de garantir que o trabalho seja executado de forma que mantenha um nivelamento da pista.
Conforme o secretário municipal do planejamento, orçamento e gestão, Telmo Kist, as obras de canalização são terceirizadas, entretanto, a prefeitura quer fiscalizar para que sejam realizadas de acordo como foram recebidas pela empresa. Segundo ele, o controle das obras poderá ser feito com a colaboração dos técnicos da própria Corsan. “A reposição adequada dos calçamentos onde tem obras. Vamos acompanhar de perto e cobrar melhores serviços. Não adianta dizer que vai ficar melhor depois, a população não aguenta mais. Tenho certeza que a equipe da Corsan vai colaborar, já que estas melhorias são de empresas terceirizadas.”
Kist afirma que o calçamento por paralelepípedo ainda é o melhor para dias de chuva, porém, precisa ser reformado de maneira que permita o escoamento da água e um nivelamento da pista. “Esta reposição que é feita não está adequada. O paralelepípedo ainda é o calçamento mais importante para a cidade, porque em dias de chuva permite o escoamento.”
Nos bairros e no centro a Corsan tem realizado melhorias no sistema de distribuição de água e coleta de esgoto. Em locais que receberão asfalto de programas federais, as melhorias recebem prioridade. A recolocação do calçamento nas ruas venâncio-airenses é feita de forma inadequada, acarretando em problemas no nivelamento das vias. Com as equipes do município, a prefeitura espera fiscalizar as obras para melhorar as reformas das ruas.