Responsabilidade e ação ambiental em evidência para um futuro melhor

-

A área ambiental, mais do que nunca, está em evidência por conta dos episódios de fortes chuvas e enchentes registrados em maio, em todo estado do Rio Grande do Sul. A importância de refletir sobre as ações de preservação é reforçada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado amanhã.

Em Venâncio Aires, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) desenvolve ações pontuais, para solucionar os problemas decorrentes dos eventos climáticos extremos que afetaram o estado, e planeja os passos futuros.

Em entrevista à Folha do Mate, a secretária Carin Gomes aborda o trabalho da pasta e os desafios para os próximos anos. Entre os destaques estão a revisão do Plano Diretor e do Plano de Saneamento Básico; além da contratação de estudo hidrológico para reconstrução das áreas prejudicadas.

Folha do Mate: Quais ações podem ser destacadas a curto, médio e longo prazo para a área ambiental de Venâncio Aires?
Carin Gomes: Diante do cenário que vivemos, foi necessário redirecionar projetos de acordo com as prioridades do momento. A curto prazo destacam-se as ações de gerenciamento de crise, que vem sendo desenvolvidas com o objetivo de solucionar ou amenizar os problemas decorrentes direta e indiretamente dos eventos climáticos extremos. Nessa fase, além de ações concretas também se trabalha com diagnósticos e no planejamento de medidas de prevenção, buscando adaptar o município – nos mais diversos aspectos – para a nova realidade climática. A médio prazo, o objetivo é trabalhar na aplicação destes planos de adaptação, bem como retomar os demais projetos da Secretaria que ficaram estagnados. Já, quando se trata de longo prazo, é mais coerente falar em consequências do que em ações propriamente ditas. É necessário destacar que a longo prazo serão colhidos os frutos do trabalho desenvolvido agora e o objetivo é que sejam frutos bons para todos nós. Que lá na frente seja possível falar com orgulho sobre as decisões e ações tomadas no curto e médio prazo.

Em função dos últimos episódios de enchentes e que afetaram diretamente o meio ambiente, já foi possível pensar alguma ação ou estratégia com relação a isso?

Os eventos extremos ocorridos ao longo dos últimos meses, com destaque ao ocorrido em maio de 2024, reforçam a importância e urgência de medidas estratégicas em relação à ocupação do nosso território, de modo que sejam evitadas expansões sobre áreas de risco e que possam ser feitos planejamentos em relação as desocupações de áreas sensíveis. Diante disso, a principal estratégia é a busca por informações e dados técnicos que possam orientar um planejamento urbano efetivo com base em tudo que foi vivenciado nos últimos meses. O Município de Venâncio Aires está em fase de contratação de estudos para a revisão do atual Plano Diretor e já está em andamento a revisão do Plano de Saneamento Básico. Ambos são documentos baseados em estudos técnicos, com o potencial de direcionar as ações a serem tomadas a curto, médio e longo prazo, visando uma ocupação ordenada que possibilite a qualidade de vida da população. Também está nos planos a contratação de um estudo hidrológico e a execução de projetos de recuperação das áreas degradadas em decorrência das fortes chuvas.

O que está sendo desenvolvido neste momento pela Secretaria de Meio Ambiente?

A Secretaria de Meio Ambiente foi e está sendo muito demandada em razão dos eventos climáticos extremos, atuando principalmente nas ações de resgates e cuidados com os animais atingidos pelas enchentes; nas ações de recolhimento de entulhos das áreas atingidas; nos diagnósticos relacionados aos deslizamentos; na busca de soluções para recuperação das áreas degradadas, entre outras questões… Mesmo assim, as atividades rotineiras continuaram a ser desenvolvidas. A Secretaria de Meio Ambiente é responsável por todas as demandas de limpeza urbana, de gestão de resíduos, de licenciamentos ambientais e de fiscalizações, que se mantiveram em funcionamento apesar das dificuldades e da redução do quadro funcional e de maquinários. Para os próximos dias, destaca-se a retomada da instalação de lixeiras comunitárias nas áreas rurais do município.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido