Reunião com pais vai tratar sobre o futuro do Casva

-

Uma reunião nesta sexta-feira, 10, no Centro de Assistência Social de Venâncio Aires (Casva) pode dizer ‘alguma coisa’ sobre o futuro da entidade. Inicialmente, pais e responsáveis são esperados às 19h para um encontro sobre a Associação de Pais e Mestres (APM). Mas, abertamente, o que todos esperam é algum indicativo sobre o que vai acontecer com a escola.

Isso porque, na última semana, a diretoria do Casva convocou assembleia para o dia 16 de maio para tratar de sua dissolução. Em nota, informou que as contribuições caíram muito em 2019 e que em pouco tempo não fariam frente às despesas de manutenção. Disse ainda que ‘Sem a contribuição voluntária dos pais, não há condições de viabilizar o funcionamento da entidade’.

A partir disso, surgiu a preocupação: é possível o Casva fechar as portas? Receosa, a dentista Daniela de Andrade Xavier, que desde março leva sua filha de um ano e meio ao local, falou à Folha do Mate. ‘Houve uma reunião terça à noite e ainda não sabemos que rumo irá tomar. Nos falaram que o prefeito deve trazer novidades na reunião de sexta.’

Ela disse ainda que o município deveria auxiliar a Casva. ‘Ele presta um trabalho imensurável. Mas caso a Prefeitura assuma o Casva, espero que fiquem com as professoras, porque são excelentes profissionais e não gostaríamos de perder nenhuma.’

Para Daniela, o maior problema é a inadimplência de alguns pais. ‘Nos foi passado que apenas 35% contribuem de alguma forma. Se todos ajudassem, seria possível manter’, afirmou a dentista, que mensalmente paga R$ 350 à entidade.

‘Nesse momento, objetivo é passar tranquilidade’, diz prefeito

A diretora do Casva, Daiane Nunes, confirmou que na reunião de hoje é esperada a presença do prefeito Giovane Wickert. Na quarta-feira, 8, ela, o prefeito, a secretária de Educação, Joice Battisti Gassen, integrantes do Rotary Club Venâncio Aires (mantenedor do Casva), da Procuradoria Jurídica e do Conselho Municipal de Educação estiveram em Santa Cruz do Sul. Sem dar detalhes, Daiane disse que no Ministério Público de lá foram discutidas tratativas para que o Casva não feche. A Promotoria da cidade vizinha é responsável pelas vagas da educação infantil na região. ‘Sinto que o prefeito está muito engajado, mas do que vai ser proposto, vamos esperar.’

Procurado pela reportagem, Giovane Wickert destacou que na reunião desta noite a prioridade é passar tranquilidade para a comunidade escolar. A ideia é, até quinta-feira, 16, quando ocorre a assembleia da diretoria do Casva, que sejam tomadas medidas para dar garantias aos pais da continuidade ao atendimento. ‘Estamos trabalhando em unidade, entre Casva, Prefeitura e MP. Neste momento, o objetivo é tranquilizar. Não tem uma solução específica, são alternativas para dar essa sequência. Mas o que interessa nesse momento, até achar a solução exata e divulgar, é dar essa tranquilidade.’

RELEMBRE

Em outubro de 2017, a Folha do Mate já relatava que o local corria o risco de fechar. No entanto, a garantia de aumento no repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e das mensalidades possibilitaram a continuação do trabalho.

Em fevereiro deste ano, um termo de colaboração entre Município e Casva determinou um repasse de, ao longo de 2019, R$ 579.747,72, valor que chega através do Fundeb. O recurso pode ser utilizado para pagamentos de salários, encargos e outras poucas despesas. Mas gastos com alimentação, nutricionista, manutenção, material de higiene e telefonia, por exemplo, dependem do valor arrecadado com as contribuições dos pais.

Atualmente, 85 crianças entre zero e seis anos incompletos são atendidas no Casva, mas a capacidade é para 116.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido