A Praça Henrique Bender, também conhecida como Praça Evangélica, foi um dos locais mais atingidos pelo temporal que devastou Venâncio Aires em janeiro. Com quedas de árvores e destruição de estruturas, a Administração, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e junto com a Comunidade Evangélica, o Rotary Club Chimarrão e voluntários, se organiza para revitalizar e rearborizar a área.
Ainda que, quando foi realizada reunião para definir os planos – em 25 de janeiro -, tenha sido estipulado um prazo de 30 dias para definição do novo projeto e orçamento dos trabalhos e obras na praça, a proposta não deve ser divulgada ao público e a reforma deve começar nos próximos dias. É o que afirma o secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen: “Já temos um pré-projeto pronto e, em breve, vamos nos reunir para alinhar as ações”. Segundo ele, o próximo anúncio será o cronograma das atividades. “Assim que divulgarmos as datas, vamos colocar a mão na massa”, informa.
Investimento
Nos últimos anos, a praça recebeu brinquedos novos para as crianças e era muito frequentada pela juventude. Pensando nisso e no envolvimento da Comunidade Evangélica, vizinha à praça, e do Rotary Chimarrão, guardião do Monumento à Bandeira, o Município solicitou apoio para um projeto em conjunto.
Além das árvores que caíram, outras ficaram comprometidas estruturalmente e têm orientação de remoção, pois correm risco de queda. Bancos, pergolados, monumentos e calçadas também sofreram avarias. O objetivo, anunciado em janeiro, era de entregar a nova praça revitalizada para a comunidade até o início do mês de maio, mês de aniversário do município e da Festa Evangélica.
Relembre
• Um forte temporal atingiu a Capital Nacional do Chimarrão na noite de terça-feira, 16 de janeiro, e deixou um rastro de destruição por todo o município. Houve quedas de árvores e diversas pessoas ficaram dias sem luz.
• Ao todo, a tempestade afetou cerca de 1,2 mil residências e 210 famílias – além de estabelecimentos comerciais, praças e prédios públicos. No dia 25 de janeiro, uma semana após o evento climático, um encontro liderado pela prefeita em exercício, Izaura Landim, estabeleceu as metas e os objetivos para a revitalização da Praça Evangélica, que foi uma das mais atingidas.