Mais de 600 voluntários e 12 embarcações estiveram engajados na sexta edição da ação Viva o Taquari Vivo, que recolheu 4.312 quilos de lixo no leito e nas barrancas do rio Taquari, entre os municípios de Estrela e Lajeado, na manhã do dia 5 de maio. O número representa uma diminuição em relação ao de 2011, que foi de 5.502 quilos. Os voluntários navegaram pelo rio e percorreram as barrancas usando luvas e portando sacos de lixo e muita disposição, numa distância aproximada de 4,5 quilômetros, entre a foz dos arroios Estrela e Boa Vista.

Cerca de 20 colaboradores da Certel e da Certel Energia, de Teutônia, também participaram do mutirão de limpeza, acompanhados pelo vice-presidente, Erineo José Hennemann, e pelo diretor de geração de energia, Júlio César Salecker, também vice-presidente dos Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Taquari-Antas e do Rio Pardo.

O material coletado variou entre embalagens plásticas, garrafas pet, ferro, madeira, papelão, isopor e outros menos comuns. O que mais chamou a atenção dos participantes foram sofás, pneus, televisão, colchões, tapetes e roupas. Os resíduos coletados foram encaminhados para reciclagem e o restante para os aterros sanitários de Lajeado e Estrela. A metodologia de separação, classificação, pesagem e tabulação dos resíduos esteve a cargo da bióloga e mestre em ecologia Cátia Viviane Gonçalves, da Univates.

Maturidade ativa

Este ano, o Viva o Taquari Vivo envolveu 86 alunos oriundos de cinco escolas de Lajeado. Eles participaram de atividades educacionais paralelas ao evento. Em uma delas, as integrantes do programa Maturidade Ativa, do Serviço Social do Comércio (Sesc), contaram a história sobre o rio Taquari, mostraram reportagens da época e falaram sobre a importância de preservar o manancial. Em um painel, as pessoas deixavam mensagens sobre como cuidavam do rio.

A ação foi uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) e Unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado. Teve como patrocinadores a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) e Folhito Indústria e Comércio de Adubos Orgânicos Ltda. Contou com o apoio das prefeituras e secretarias do Meio Ambiente de Lajeado e Estrela, Univates e Plastrela Embalagens Flexíveis.