A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, afirmou neste domingo, 7, que até o fim da manhã 310 urnas foram substituídas. Rosa Weber apresentou balanço do andamento das eleições na sede do TSE, em Brasília.
A procuradora-geral da União, Raquel Dodge, e a advogada-geral da União, Grace Mendonça, acompanharam a ministra na apresentação. “Até este momento, só tivemos substituídas 310 urnas, que correspoden a percentural de 0,06%, considerado um êxito total”, disse a ministra.
Rosa Weber destacou que nestas eleições, 2.645 juízes eleitorais estão atuando, além de outros 378 desembargadores e 14 ministros do TSE, entre titulares e substitutos. Segundo a ministra, mais de 2 milhões de mesários estão em atividade neste domingo.
VOTO LIVRE – A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, destacou que houve um ‘preparo intenso’ das eleições e que ‘não há qualquer improviso’. Ela destacou que a livre expressão e o voto livre estão assegurados aos eleitores.
“Em primeiro lugar quero assinalar que não há qualquer improviso no curso do processo eleitoral. Houve um preparo intenso”, disse a procuradora-geral. “O eleitor brasileiro nesta manhã, ao longo de todo esse dia, terá assegurada a possibilidade de exercer o seu voto com liberdade, de acordo com sua consciência e de acordo com a sua escolha”, declarou.
Ela ressaltou que o Ministério Público mobilizou profissionais em todo o país para trabalhar nas eleições, com 54 membros encarregados de acompanhar a propaganda e 3 mil promotores de Justiça convocados que atuam como promotores eleitorais. A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) tem seis membros de plantão permanente e outros 27 procuradores regionais eleitorais trabalham nos 26 estados e no Distrito Federal.